Qual é a cara do sustentável?
outubro 06, 2021

Qual é a cara do sustentável?

por Equipe Linus

qual-a-cara-do-sustentavel

Sabemos que cada vez mais pessoas querem levar um estilo de vida sustentável. Mas o que isso significa exatamente? Quais são as expectativas em relação ao consumo sustentável?

De acordo com o estudo The New Mindful Consumer, da J.W. Thompson, aproximadamente 54% das pessoas têm a expectativa de encontrar substâncias sustentáveis na composição de produtos considerados eco-friendly.

Além disso, o estudo ainda mostra que a preocupação desse público não se restringe ao material propriamente dito. Os consumidores querem ter a certeza de que o processo de produção não causa danos ao planeta e de que as empresas fabricantes estejam comprometidas a reduzir a produção de lixo, o desperdício e a sua pegada de carbono.

A necessidade de ser transparente parece estar tomando forma com a nova maneira de consumir e quanto mais nós, consumidores, exigirmos que as marcas e produtos tenham o mesmo posicionamento, mais elas serão obrigadas a se enquadrar e comunicar suas atitudes sustentáveis.

Para início de conversa, desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade?

Sustentabilidade é uma palavra que vem fazendo parte da nossa vida há muito tempo, e ela é uma derivação da palavra sustentar, que significa a capacidade de suportar, apoiar, manter e assegurar para que algo ou alguma coisa dure por muito tempo.

Porém, ultimamente, outro conceito vem fazendo parte das discussões sobre o “Desenvolvimento Sustentável” e muitas pessoas acabam confundindo os dois.

Sustentabilidade diz respeito à nossa capacidade de sobreviver neste planeta, é a meta de um dia nos tornarmos capazes de viver sem comprometer o nosso ecossistema, isso é, de não usarmos ou destruirmos mais recursos do que a Terra é capaz de produzir para repor.

Já o Desenvolvimento Sustentável devemos entender como uma jornada.

O que é desenvolvimento sustentável?

Quando falamos de Desenvolvimento Sustentável, estamos falando de processos, metas que atendam às necessidades de hoje, sem prejudicar ou comprometer as necessidades das futuras gerações.

Esse conceito pode ser apresentado de muitas maneiras diferentes, mas na sua essência ele deve ser compreendido como um desenvolvimento que busca equilibrar as necessidades humanas com as necessidades do nosso planeta. Para isso, precisamos ter uma consciência profunda das limitações ambientais, sociais e econômicas que enfrentamos como sociedade.

Antigamente, quando falávamos de desenvolvimento, estávamos apenas abordando as necessidades humanas e quanto estávamos caminhando para atendê-las, independentemente dos impactos que esse “desenvolvimento” trouxesse para o planeta.

Quando, finalmente, entendemos que não existe planeta B, e que não seria possível existir um desenvolvimento sem que existisse um planeta saudável, entendemos que o desenvolvimento só é possível e viável se ele caminhar de mão juntas com a proteção dos recursos naturais da nossa casa, o nosso planeta.

Então desenvolvimento sustentável significa só proteger o meio ambiente?

Algumas pessoas simplificam o termo e acabam acreditando que o Desenvolvimento Sustentável é uma pauta só daqueles amigos ecochatos.

Embora a proteção ao meio ambiente seja essencial para o desenvolvimento sustentável, até porque a falta disso causa consequências diretas a nós, seres humanos, como por exemplo o aquecimento global, ele vai muito além disso.

qual-a-cara-do-sustentavel

Garantir uma sociedade forte, autossuficiente, saudável e justa também é um dos pilares do Desenvolvimento Sustentável. A grande questão é que essa preocupação não fique apenas no agora, mas busque garantir que tudo isso também seja possível para as gerações futuras.

Isso quer dizer que o Desenvolvimento Sustentável deve trabalhar para atender às diversas necessidades das sociedades de hoje e futuras, através do bem-estar individual, de uma coesão social e da inclusão, de maneira que todas as pessoas, adultos ou crianças, tenham oportunidades iguais.

Quais são os pilares da sustentabilidade que devem guiar o Desenvolvimento Sustentável?

A Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio de três pilares essenciais da nossa sociedade: o econômico, o social e o ambiental.

Veja o que significa cada um deles.

Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade ambiental significa que as nossas necessidades são atendidas sem sobrecarregar os recursos naturais.

Ou seja, a quantidade de recursos como alimentos, terra, água, ar, combustíveis não estão sendo consumidos além do que a natureza tem capacidade de repor e não estão sendo explorados na quantidade que possa contribuir para sua escassez no futuro.

Isso só é possível através de modelos de produção e consumo responsáveis que, além de protegerem o planeta a longo prazo, também podem proteger o meio ambiente de maneira mais imediata.

Por isso, devemos tentar incluir no nosso dia a dia ações que reduzam os nossos impactos negativos no ar, na água e no solo e, com isso, contribuir para preservar a biodiversidade.

Sustentabilidade Econômica

Sustentabilidade econômica significa explorar um determinado conjunto de recursos de forma responsável, que permita sua utilização no longo prazo.

Além disso, significa buscar lucro e crescimento financeiro sem impactar negativamente os outros dois pilares, o meio ambiente e a sociedade. Isso quer dizer que empresas devem produzir, oferecer, distribuir e comercializar seus produtos de forma justa, sem a exploração da mão de obra, causando o mínimo de impacto ao meio ambiente e de maneira justa com seus concorrentes.

Na sustentabilidade econômica, não vale tudo por dinheiro.

Sustentabilidade Social

A sustentabilidade social, por outro lado, dá prioridade ao bem-estar das pessoas. Em termos políticos, isso significa garantir serviços que amparem a sociedade como um todo, suprindo as necessidades que uma vida digna pode trazer. Isso normalmente vem acompanhado de promover de forma ampla e igualitária os direitos humanos à alimentação, moradia, saúde, etc.

Assim, para uma empresa se definir sustentável, além das preocupações ambientais, ela precisa garantir boas condições de trabalho, salários justos, ambientes que favoreçam o bem-estar e que preservem a saúde dos seus funcionários.

O que são os objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Pensando em tudo isso, em 2015, a ONU traçou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecido como ODS.

São metas com a função de chamar todos os povos e países da Terra a acabar com a pobreza, proteger o planeta, melhorar a vida de hoje e garantir um futuro para todos.

Todos os estados membros da ONU adotaram os objetivos e definiram uma Agenda para que as metas fossem alcançadas até 2030.

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030?

As ODS têm metas de desenvolvimento social e econômico. São vistas como interdependentes, e isso quer dizer que não podem ser alcançadas individualmente: o sucesso de uma depende integralmente da outra. Conheças 17 ODS:

  • 1 - Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • 2 - Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • 3 - Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, adultos e crianças.
  • 4 - Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • 5 - Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • 6 - Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
  • 7 - Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
  • 8 - Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
  • 9 - Inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  • 10 - Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • 11 - Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • 12 - Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • 13 - Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
  • 14 - Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • 15 - Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
  • 16 - Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • 17 - Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Como anda a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável no Brasil?

Como dissemos, o Brasil, assim como todos os outros estados membros da ONU, assumiu internacionalmente a responsabilidade de implementar ações para atingir as metas até 2030.

Por ser um país de proporções continentais, seria impossível acompanharmos tudo o que acontece e o que os estados e municípios estão efetivamente fazendo para a cumprir com as metas de desenvolvimento sustentável.

Sabendo disso, surgiu o Observatório de Políticas Públicas, que se tornou um instrumento fundamental para analisar e compreender a realidade dos municípios brasileiros buscando identificar experiências exitosas e soluções inovadoras no campo da gestão pública, conectada com os desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O que significa viver de maneira sustentável?

Somos quase 7,8 milhões de pessoas vivendo no planeta Terra e todos precisam de recursos naturais para sobreviver.

No básico das necessidades humanas, precisamos de comida, água e moradia adequada, sendo os três diretamente ligados com o que a Terra tem para nos fornecer. Se usarmos mais recursos do que a Terra consegue repor, estamos vivendo de maneira insustentável.

Pode ser que, dependendo dos seus privilégios, os recursos pareçam infinitos, mas se alguém está usando a mais, alguém está usando a menos e se não for alguém do presente, será alguém do futuro.

Quando falamos sobre viver de maneira sustentável, estamos falando de viver causando a menor quantidade possível de impactos ao planeta ou sem aumentar a necessidade de outras pessoas, agora ou no futuro.

E viver de forma sustentável significa tentar, na medida do possível, administrar suas necessidades de maneira que outras pessoas possam fazer o mesmo, para fazer com que os recursos do planeta sejam suficientes para todos agora e que continuem acessíveis no futuro.

7 passos para ter um estilo de vida mais sustentável

Nos dias de hoje, é difícil dizer que vivemos uma vida 100% sustentável. Nossa realidade, nossa rotina, às vezes, não permite que façamos tudo aquilo que gostaríamos. Mas isso não quer dizer que não podemos viver em busca da sustentabilidade.

O processo, nesse caso, vale muito mais do que o objetivo. Veja algumas dicas para ajudar a incluir ações sustentáveis na sua vida.

1. Pratique os 5 Rs da Sustentabilidade

São cinco estratégias, dicas e passos simples que você pode implementar em áreas e momentos diferentes do seu dia.

Seja no consumo, seja na maneira de ver o mundo, cada um dos Rs correspondem a uma ação diferente que você deveria abraçar e tornar parte da sua vida:

  • RECUSAR tudo aquilo que não condiz com o mundo que você quer viver!
  • REDUZIR seu consumismo e calibrar suas vontades!
  • REUTILIZAR ao invés de descartar!
  • RECICLAR tudo que pode!
  • REPENSAR sempre como diminuir seus impactos no planeta!

Se quiser entender mais a fundo sobre os 5Rs temos um conteúdo bem bacana que explica detalhadamente cada um deles. Clique aqui!

qual-a-cara-do-sustentavel

2. Adote o slow fashion

A moda Slow Fashion é sobre desenvolver, produzir, consumir e viver melhor. Não é sobre o tempo, embora o nome sugira em português “moda lenta”. É sobre qualidade.

Tem muito a ver com a escolha de fazer o que é certo, e não o que é mais fácil ou mais rentável. Tem a ver com informação, cultura, diversidade e identidade.

Se quiser saber mais sobre Slow Fashion e Moda Sustentável, aqui a gente explica tudo!

3. Tenha um consumo consciente

Consumir conscientemente é pensar nos impactos gerados ao meio ambiente, às finanças e à sociedade.

É um tipo de contribuição voluntária, para garantir a sustentabilidade da vida no nosso planeta.

A partir dessa tomada de consciência, é possível repensar nossa forma de consumo e, principalmente, as maneiras de descartar os resíduos gerados por ele.

Pode parecer um pouco difícil, mas quanto mais a gente pratica mais atentos ficamos e menos impactos causamos. Para entender melhor, clique aqui.

4. Utilize produtos biodegradáveis

Bio vem do grego vida, e aqui se refere a tudo o que é biológico, ou seja, referente à vida natural, e degradável é tudo aquilo que pode ser degradado, destruído, estragado. Parece ruim, mas é bom. Quanto mais facilmente o produto for destruído no ambiente natural, melhor para o planeta e para todos nós.

Por quanto tempo as embalagens e os produtos que você tem à sua volta ficarão no planeta antes de se decomporem?

Nós podemos ajudar a responder essa pergunta. Clique aqui e entenda por que produtos biodegradáveis são tão importantes.

5. Monte uma horta sustentável

Se você é do tipo que ama plantinhas, essa então pode ser uma tarefa bem fácil. Mas se você não é, talvez essa seja a hora de começar a construir seu relacionamento com aquilo que nos alimenta. Não precisa ser uma horta grande. Uma pequena, na sacada, um vaso de temperos, um pé de tomate, começar pequeno é sempre o melhor jeito de começar.

Quando nos conectamos com as plantas, entendemos que todos fazemos parte de um mesmo ecossistema, e que é importante mantê-lo vivo e saudável.

Que tal começar a fazer compostagem?

A compostagem serve para dar uma destinação menos poluente e mais consciente para a maior parte do lixo orgânico que você produz.

Embora nem sempre seja possível utilizar todos os tipos de “restos” de comida em alguns processos de compostagem, você vai ver que dá para diminuir muito o que vai para o lixo se você incluir a compostagem na sua rotina ou na rotina da sua empresa, escola ou condomínio.

Para entender direitinho o que é e como fazer na sua casa, clique aqui.

Coma menos carne!

Não, você não precisa virar vegano ou vegetariano da noite para o dia para ser uma pessoa consciente dos seus impactos. Nem precisa na verdade, algum dia carregar esses rótulos, se não quiser. Mas já está mais que provado que nosso planeta está sendo impactado absurdamente por conta dos nossos hábitos alimentares.

Quando comemos menos carne, estamos reduzindo as emissões de CO2 e consequentemente diminuindo a nossa pegada de carbono.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, neste post explicamos por que uma dieta à base de plantas é tão importante para o nosso planeta.

qual-a-cara-do-sustentavel

Sabia que dá para ser sustentável até na hora de empreender?

Empreendedorismo sustentável é a exploração de oportunidades empresariais que contribuem para a sustentabilidade, gerando ganhos ambientais para toda a sociedade.

O ponto comum entre empreendedorismo e sustentabilidade é pensar sempre no futuro, garantindo que bens, valores, produtos e serviços preservem os recursos atuais para gerações futuras (sustentabilidade) e o desenvolvimento de soluções ou produtos únicos para o longo prazo (empreendedorismo).

O verdadeiro objetivo do empreendedorismo sustentável não é produzir produtos ou serviços apenas duradouros, como no empreendedorismo tradicional, mas sim criar um certo impacto positivo no mundo atual e no futuro.

Embora pareça um pouco complicado, já existem marcas com muita consciência, que abraçaram essa causa e estão mostrando que é possível sim empreender de maneira sustentável.

Conheça algumas marcas brasileiras de empreendedorismo sustentável:

Linus

A Linus é uma marca de sandálias que nasceu a partir de três pilares: conforto, atemporalidade e sustentabilidade.

São sandálias 100% brasileiras, com mão de obra nacional, que movimentam a economia local e com as matérias-primas mais sustentáveis que o nosso país tem a disposição.

A Linus é a primeira marca brasileira de sandálias de plástico veganas.

Andarilho da Luz

Uma marca que nasceu da vontade de gerar renda para moradores de pontos turísticos de cidades de Minas Gerais, promovendo através de guias turísticos caminhadas na natureza em cidades mineiras.

Nessas viagens, os turistas podem se hospedar na casa de moradores locais, participando da rotina dos vilarejos. Portanto, o projeto atua na propagação da cultura empreendedora na comunidade, apoia a gestão e a infraestrutura de negócios locais e estabelece parcerias, contribuindo para a economia local.

Eko Footprint

A Eko Footprint é a única gráfica ecológica das Américas. As impressões são feitas com a tecnologia de cera que gera 92% menos resíduos. O papel é composto pela base do bagaço da cana-de-açúcar, gastando apenas 4 cartuchos e imprimindo 50 mil folhas, ao contrário da tinta comum, que consome 12 cartuchos e imprime apenas 35 mil folhas.

Além de diminuir os impactos ambientais, a empresa movimenta a economia local de maneira consciente e sustentável, muito diferente das gráficas tradicionais do mercado.

Turismo Sustentável: você sabe o que é?

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o turismo sustentável é o turismo que se preocupa com seus impactos econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades anfitriãs.

O Turismo Sustentável usufrui de maneira consciente dos recursos ambientais que constituem um elemento chave no desenvolvimento do turismo, mantendo os processos ecológicos essenciais e ajudando a conservar o património natural e a biodiversidade.

qual-a-cara-do-sustentavel

Ele respeita a identidade sociocultural das comunidades, trabalha como agente conservador das heranças culturais e seus valores tradicionais, além de contribuir para a compreensão e tolerância intercultural.

Isso também garante operações econômicas a longo prazo, proporcionando benefícios socioeconômicos a todas as partes interessadas que estão distribuídas de forma justa, incluindo empregos estáveis e oportunidades de geração de renda e serviços sociais para as comunidades.

Conheça três destinos nacionais para praticar o Turismo Sustentável

O conceito do Turismo Sustentável já está bem difundido no mundo e no Brasil. Veja três destinos onde você poderá curtir suas férias sem ter que deixar a sustentabilidade em casa.

Santa Rita de Ibitipoca, em Minas Gerais

Desde 2018, a pequena cidade de Santa Rita de Ibitipoca, em Minas Gerais, vem restringindo o número de visitantes no Parque Estadual do Ibitipoca. Isso aconteceu depois que a cidade percebeu que o turismo de massa havia causado algumas erosões no solo. Hoje, para fazer as trilhas, visitar cavernas, tomar banho de cachoeira, você precisa de autorização. Porém, a espera e o planejamento valem muito a pena.

Paraty, no Rio de Janeiro

Desde 2017, quando foi criado o programa de Contribuição ao Turismo Sustentável de Paraty, o turismo local cresceu 250%, segundo Paraty Convention & Visitors Bureau. Nesse projeto, os turistas são estimulados a doar R$ 2 por quarto e por noite, no caso das pousadas, e R$ 2 por mesa, nos restaurantes. O valor arrecadado é convertido em melhorias de infraestrutura para os turistas, na manutenção sustentável dos recursos ambientais, históricos e culturais, no apoio a eventos culturais e nas ações sociais que envolvem crianças e adolescentes locais.

Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Conhecida como o melhor destino sustentável do planeta, a cidade possui inúmeros passeios que podem ser vistos e aproveitados através de visitas guiadas por biólogos e profissionais de turismo, visando a conservação da natureza e a redução de impactos ambientais. A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o Bonito Convention & Visitors Bureau.

Temos certeza que você já incluiu muitas das ações citadas aqui no seu dia a dia e, agora, com tanta informação, já sabe como fazer muito mais.

Somos responsáveis pelo mundo que as gerações futuras receberão.

Conforme dizem muitos ambientalistas por aí, nós não herdamos o mundo dos nossos antepassados, e sim pegamos emprestados dos nossos filhos e descendentes. Precisamos devolver igual ou melhor do que recebemos.

Vamos juntos?

consumo consciente empreendedorismo sustentabilidade turismo