Sandália Linus com uma eco bag
julho 31, 2023

Marcas brasileiras: conheça marcas incríveis para se inspirar!

por Linus

Você já parou para pensar qual a história e os valores das marcas brasileiras que você consome? Optar pelas marcas nacionais só traz benefícios, o primeiro deles é um consumo mais sustentável e consciente.

Neste mundo globalizado, ficamos cada vez mais distantes dos processos e acabamos nos esquecendo que as escolhas de consumo impactam o ambiente em que vivemos. 

Mas, do outro lado dos produtos que consumimos, existem pessoas e principalmente histórias. Então, cabe a gente optar com qual delas queremos interagir.

Existem várias marcas que estão pertinho de você com histórias bacanas, que desenvolvem a economia local e estão engajadas em proteger o ambiente. Desta forma, elas diminuem a pegada ambiental e minimizam os impactos que o consumo causa ao planeta.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para você conhecer mais sobre as marcas brasileiras e porque optar por elas no seu dia a dia. Você vai descobrir:

Vem com a gente que eu tenho certeza de que depois que você ler o que a gente vai contar, você vai trocar o “made in” pelo “feito aqui”!

Por que consumir marcas brasileiras?

Existem muitos bons motivos para consumir de marcas brasileiras que variam desde os benefícios à economia do país até um consumo ecologicamente mais sustentável. Entenda mais a seguir!

Ajuda na economia do país

Um aspecto central de consumir conscientemente é entender como o seu consumo afeta a sociedade na qual vivemos.

Quando compramos qualquer produto ou serviço, movimentamos a economia e, ao optar por itens nacionais, privilegia-se a cadeia produtiva local.

Ao movimentar a economia local beneficia-se a geração de empregos locais e empresas nacionais. São elas que contratam a maioria dos seus vizinhos, familiares e amigos. 

Assim, o consumo local garante mais empregos e desenvolve a economia de onde você vive, o que também consiste em uma forma de tornar o consumo mais consciente e com resultados positivos localmente no âmbito social e econômico.

Ajuda o meio ambiente

Todo consumo, seja de produtos ou serviços, gera impacto ambiental.

Uma forma de medir o impacto ambiental é considerar a pegada de carbono, que consiste na quantidade de CO2 emitida em determinada cadeia produtiva, desde a extração de matéria-prima até o transporte ao consumidor final.

Quando o consumidor opta por marcas brasileiras, ele consequentemente reduz a pegada de carbono do consumo, pois a cadeia é menor, incluindo menos transporte e menos poluição.

Adicionalmente, se o fator ambiental é importante para você, é possível optar pelo consumo de produtos mais sustentáveis, como os cruelty-free, veganos, sem plástico e outros combustíveis fósseis.

O resultado é que você consome o que precisa, gerando menos poluição e danos ao planeta.

Ajuda a reforçar a cultura brasileira

 

homem com Linus nos pés

Foto por: Tipi Criativo

 

Os produtos e serviços desenvolvidos por marcas brasileiras estão mais alinhados à cultura nacional, pois recorrem à matéria-prima local, são mais voltados às nossas necessidades e têm o nosso jeitinho.

Assim, há benefícios relacionados à identidade nacional e promoção da cultura local que se refletem em questões sociais, exaltando a regionalidade e cultivando valores comuns à sociedade.

Essa compreensão da cultura se reflete, até mesmo, no atendimento, que é mais personalizado e amigável, uma vez que a comunicação é facilitada.

Como consumir de forma consciente? 

A melhor maneira de consumir de forma consciente é nos informando sobre as marcas que consumimos e qual origem dos produtos que compramos.

Busque empresas que assumam publicamente sua preocupação com a qualidade de vida de trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente.

Se necessário, indague as marcas sobre questões que não estejam contempladas nas comunicações oficiais. É seu direito de consumidor perguntar e é dever da empresa responder.

Conforme já falamos, a comunicação é muito mais fácil com empresas que falam a nossa língua e estão pertinho da gente. Por isso, uma maneira de consumir conscientemente é escolhendo marcas brasileiras.

Quando você consome de marcas brasileiras, como vimos ali em cima, você reduz a pegada de carbono. Além disso, fica mais fácil colocar o consumo circular em prática.

O consumo circular – ou moda circular quando falamos desse segmento – consiste em integrar-se em um modelo de produção e consumo voltado à partilha, reutilização ou reaproveitamento dos produtos.

Para ter um consumo mais consciente também é importante pensar nos três pilares da sustentabilidade. São eles:

  • Social: consiste no comprometimento das marcas com processos socialmente responsáveis, como salários dignos, mão de obra local, pequenos produtores etc.; 
  • Ambiental: é o pilar ambiental que prevê uso de matérias-primas locais e sazonais, produtos veganos, não uso de agrotóxicos, redução da pegada de carbono etc.;
  • Econômico: consiste na preferência pelo consumo circular, comprar de produtores regionais e marcas locais.

Ah, mas não se esqueça que consumo consciente também é sobre comprar produtos e serviços realmente necessários.

Um movimento alinhado ao consumo consciente teve início na Itália ainda na década de 1990: o slow food. Ele foi adaptado e hoje temos também o Slow fashion.

 

cabides com um coração de planta

 

E o que é isso, Linus? É colocar em prática os princípios de bom, justo e limpo.

Na moda, o slow fashion veio para contrapor o sistema de moda vigente que prioriza quantidade em vez da qualidade, o sensacionalismo, o over-pricing (sobrepreço), a compulsão por marcas específicas, o baixo preço resultado de mão de obra e materiais baratos e a não preocupação com os impactos econômicos, ambientais e sociais dos produtos.

Mas calma, isso não significa que o consumo consciente deve ser um peso para você. Nós estamos mostrando diferentes formas de incorporá-lo na sua vida.

Na verdade, consumir de marcas brasileiras, além de gerar benefícios ambiental, social e economicamente, também é mais fácil, pois elas estão pertinho, você só precisa conhecer bons exemplos!

Conheça marcas brasileiras incríveis para se inspirar 

Felizmente, hoje no Brasil já existem muitas marcas que se preocupam com o impacto na sociedade e no planeta. E, por isso, merecem nossa atenção (e nosso $$, porque não né?!).

Como clientes, cidadãos responsáveis pela sociedade e humanos preocupados com o futuro planeta, precisamos estimular essas marcas para que elas cada vez mais se tornem referência e estimulem outras marcas a terem atitudes e estratégias “do bem”.

Como na Linus queremos que suas boas decisões de compra nunca estejam distantes de opções de ótima qualidade, selecionamos marcas que são xodós da equipe. Confira!

Marcas de roupas para quem adora andar na moda

Para você que ama andar na moda, mas não abre mão de seus princípios, vamos listar aqui algumas marcas de moda brasileira que também não abrem mão de serem responsáveis com a sociedade, com a economia e com o meio ambiente.

Yes I am Jeans

Sim, a Yes I am Jeans é uma marca brasileira e que valoriza a qualidade dos produtos, sem deixar de buscar por relações humanas com seus colaboradores. 

A marca se diferencia por investir no básico, atemporal e com foco no conforto e utilidade das peças. Só eu que quero já ir lá conhecer mais desse trabalho incrível?

Lela Brandão Co.

A Lela Brandão Co. tem como lema “revolução do conforto” então você já entendeu, não é mesmo?

A marca brasileira é focada em peças suuuper confortáveis para um dia a dia mais gostoso, como as coleções: abraço, braba, coragem, descanso... é uma mais perfeita que a outra e a Lela Brandão Co. tá 100% comprometida com peças sustentáveis.

Maria Tangerina 

Marca brasileira de bolsas veganas, que tem como objetivo mostrar que é possível produzir bolsas e acessórios de maneira ética, responsável e minimizando seus impactos no planeta.

Marcas de alimentos para quem ama comer bem

Falar de uma alimentação sustentável que seja limpa, boa e justa, como já foi explicado, vai muito além de como o alimento é produzido. Selecionamos duas marcas aqui pra você conhecer:

Nude

A proposta da Nude é simples: uma bebida vegetal deliciosa e com menos emissão de gases poluentes no processo. Isso não quer dizer que seja fácil e a marca mantém-se comprometida com esse objetivo que também compartilhamos aqui na Linus. 

Café apuí

Se você é como nós que gosta de começar o dia com uma xícara de café quentinho e saboroso não pode deixar de conhecer o café apuí.

Ele é “só” o 1º café agroflorestal produzido de forma sustentável na Amazônia brasileira.

Trata-se de um produto marca registrada do Brasil e que cuida da floresta e das comunidades locais com uma cadeia produtiva transparente e sustentável.

Amê pâtisserie

A Amê pâtisserie está localizada em Pinheiros, São Paulo, e é um exemplo de como o consumo consciente pode andar de mãos dadas com delícias incríveis.

Du.local

Uma startup de gastronomia com impacto positivo e que vê na alimentação um propósito para um mundo melhor. Usam apenas ingredientes orgânicos e promovem o empoderamento e a autonomia financeira de cozinheiras da periferia.

Marcas de cerveja para quem ama um barzinho

Para colocar o consumo consciente em prática você não precisa abrir mão de nenhum prazer, inclusive sua cervejinha.

O melhor de tudo é que existem marcas brasileiras de cerveja que exaltam o local com sabores únicos.

Masterpiece

Conhecida como a marca de cerveja mais sustentável do mundo, fica em Niterói, no Rio de Janeiro, e busca agora também o status de cervejaria mais inovadora, para demonstrar que inovação e sustentabilidade podem e devem andar juntas.

Edelbrau

O pessoal que produz a Edelbrau acredita que empresas e meio ambiente devem andar em harmonia. Por isso, estão sempre em busca de melhorias de processos, novas tecnologias que diminuam seu impacto no meio ambiente.

Marcas de produtos de beleza para arrasar no autocuidado

O segmento de clean beauty brasileiro é um exemplo a ser seguido. São diversas marcas brasileiras que promovem a responsabilidade ambiental e social. Confira!

Positiv.a

É uma marca brasileira vegana de limpeza e autocuidado. Com certificado de empresa B e cruelty-free. Ecologicamente e socialmente responsável, que cria produtos e soluções para cuidar da sua casa, do seu corpo e do planeta.

B.O.B

A B.O.B é uma marca brasileira de cosméticos vegan de produtos em barra para reduzir o impacto ambiental com a diminuição do uso de água e plástico.

O resultado? Produtos inovadores de ótima qualidade e com menor pegada ambiental. 

Conheça a primeira sandália de plástico vegana do Brasil!

 

Sandália Linus Verde em uma caixa

 

Entre as marcas brasileiras para exaltar não podíamos deixar uma de fora: a Linus!

A Linus é uma marca brasileira, com o propósito de oferecer a caminhada mais confortável que você já experimentou, sem comprometer o caminho de quem está por vir. 

A sandália da Linus é vegana e 100% reciclável, desenvolvida com uma palmilha exclusiva, com relevos que massageiam os pés e curvas de apoio que garantem o suporte à sua pisada.

A Linus é uma marca cruelty free, ou seja, não há exploração animal em nenhuma etapa da cadeia produtiva.

Acreditamos que é possível priorizar o conforto e bem-estar garantindo no trajeto relações mais humanizadas e um futuro ambientalmente viável.

As sandálias Linus estão disponíveis em diferentes cores para que você não abra mão do seu estilo quando quiser se sentir confortável. A Linus é prática, leve e versátil para qualquer ocasião.

E então? Da próxima vez que você olhar para uma marca, o que vai incluir entre as suas opções de escolha? Sustentabilidade, responsabilidade social ou brasilidade? Que tal optar por tudo isso junto?

Adquira já sua sandália 100% brasileira!

brasilidades consumo consumo consciente empreendedorismo linus marcas brasileiras