vaso de planta biodegradável
agosto 25, 2023

Produto biodegradável é a solução para o nosso planeta?

por Linus

Você já deve ter ouvido falar sobre produtos biodegradáveis, a necessidade deles ou como são importantes ao planeta. Ao mesmo tempo, é bem possível que ninguém nunca tenha parado para falar: o que é biodegradável, afinal?

Vamos resolver isso? Se você, como a gente, leva a sério e quer contribuir com a transição ecológica, precisa saber exatamente do que se trata esse tema. Vem com a gente para entender:


Vamos juntos conhecer mais sobre o mundo dos biodegradáveis e como trazer essa realidade para nosso um dia a dia mais sustentável!

O que são produtos biodegradáveis?

escova de dente biodegradável

A ideia é bem simples: biodegradável é tudo aquilo (produto ou substância) que tem a característica de poder se degradar espontaneamente no meio ambiente, sendo absorvido em menos tempo pela natureza.

Um produto se torna biodegradável se tiver elementos orgânicos e de fontes renováveis como maior parte da matéria-prima usada.

O prefixo bio vem do grego vida e refere-se a tudo o que é biológico. Já o sufixo degradável como você pode imaginar, é tudo aquilo que pode ser degradado, destruído, estragado. Parece ruim, mas é bom. 

Após o descarte, quanto mais facilmente o produto for destruído no ambiente natural, melhor para o planeta e para todos nós, pois ele retorna para o ciclo natural da vida.

No Brasil, para que um produto seja classificado como biodegradável ele deve atender à ABNT NBR 15448 de biodegradação e compostagem.

Isso garante que, nas devidas condições, o produto passará por um processo químico de degradação a partir da ação de microorganismos. No fim do processo, que deverá levar meses, no máximo, o resultado é que ele se transforme em água, gás carbônico e biomassa.

Não vamos esquecer aqui de uma parte MUITO importante: a biodegradação só ocorre como planejado – e desejado – se descartado corretamente, o que significa ser destinado a uma unidade de compostagem.

E o que quer dizer um produto ser não-biodegradável? Indica que ele demora muito tempo para se decompor como plástico derivado do petróleo, latas de alumínio, vidros e outros.

Durante esse demorado processo de decomposição – que pode levar séculos – o produto acaba intoxicando o solo devido aos seus componentes.

A importância de consumir produtos biodegradáveis

Se fôssemos resumir em uma palavra a importância dos produtos biodegradáveis poderíamos encolher habitabilidade.

Oxi, e o que seria isso? Seria a capacidade de podermos continuar habitando este planeta (o único que temos).

Nos últimos séculos o aumento da produção industrial levou ao maior consumo e, consequentemente, à maior produção de lixo.

Os produtos biodegradáveis são importantes aliados para reduzir os depósitos de lixos no planeta, como lixões, a poluição dos oceanos e melhorar a capacidade de renovação natural do meio ambiente.

Assim, quando falamos em um planeta habitável, mostramos para as pessoas que os produtos biodegradáveis, a reciclagem e o consumo consciente não são importantes apenas para a natureza, mas para nossa própria viabilidade de continuar habitando esse planeta futuramente.

Biodegradável e reciclável são a mesma coisa?

A reciclagem é mais uma atitude sustentável importante, mas nem sempre essas duas palavrinhas andam juntas. 

Mesmo quando um produto não é (ou não pode ser) biodegradável, ele pode ser reciclável.

Uma lata de alumínio, por exemplo, não é biodegradável, levando mais de 100 anos para decompor, mas ela é totalmente reciclável.

Assim, além de consumir produtos biodegradáveis, incorporar na sua rotina outras práticas sustentáveis é um passo importante para cuidar do planeta. Confira as práticas ligadas aos 5 Rs da Sustentabilidade aqui!

Como saber se um produto é biodegradável?

Existem algumas maneiras de saber se um material é biodegradável, e isso sempre pede um pouco de pesquisa.

As informações das marcas são importantes, e as declarações nas embalagens também podem ser levadas em consideração.

Se elas dizem que são biodegradáveis e usam as informações da ABNT que devem ser respeitadas, então você pode confiar.

Afinal, pelos riscos legais existentes, as marcas e empresas não podem dizer que são biodegradáveis se não são.

Outro selo de sustentabilidade é o Biodegradável IBD que atesta quais produtos são biodegradáveis.

Em geral, as marcas inserem essas informações, pois estão comprometidas com o meio ambiente.

Normalmente, produtos mais “tradicionais” com embalagens de plástico derivado de petróleo, vidro, alumínio e até papelão não são biodegradáveis.

Já o PVC ecológico, papelão sinalizado (muitas vezes podem ser compostais), tecidos com fibras vegetais e outros são opções mais frequentemente biodegradáveis.

Produtos biodegradáveis para você usar no dia a dia!

descartáveis biodegradáveis

Tudo tem dois lados, não é mesmo? E se, por um lado é triste ver os danos que já causamos no mundo, por outro é animador ver mais iniciativas sustentáveis comprometidas com o futuro do nosso planeta.

Unindo ciência, responsabilidade ambiental e educação, mais e mais opções de produtos biodegradáveis estão disponíveis para um consumo mais consciente e sustentável.

Apesar disso, nós sabemos que nem sempre é fácil encontrar essas informações, então fizemos uma curadoria para vocês que já conhecem a Linus – e se nos conhece é porque, provavelmente, está pensando em como melhorar sua relação com o meio ambiente né?!

Canudo de papel biodegradável

O canudo de papel virou moda nos últimos anos, principalmente pelos relatos de que os canudos de plástico, que podem demorar centenas de anos para se decomporem no meio ambiente, são sentenças de morte para alguns animais, principalmente os marinhos, comprometendo a biodiversidade dos mares e oceanos.

Então, com a proibição de canudos de plástico em vários lugares, os canudos de papel se tornaram alternativas.

Uma marca que recomendamos é a GreenLiving Brasil que, além de canudos, tem outros itens biodegradáveis.

Copo biodegradável

Os copos de plástico foram usados sem moderação durante décadas, seja no dia a dia dos escritórios como em festas.

Hoje em dia temos o copo biodegradável como ótima opção para reduzir o impacto ambiental. Quer ver algumas possibilidades interessantes? A eeCoo tem várias opções.

Detergente biodegradável

Tradicionalmente, para que haja a separação da gordura e a louça fique limpinha, o detergente não é biodegradável, mas atualmente existem ótimas opções que conseguem, mesmo depois de isolar o óleo da água, fazer com que não haja uma poluição tão grande dos rios.

As grandes marcas já produzem detergente biodegradável, mas você pode escolher outras mais ligadas à questão ambiental, como a Positiv.a.  

Saco de lixo biodegradável

O saco de lixo, por estar em contato direto com diversos tipos de resíduos, inclusive os orgânicos, pode e deve ter uma atenção especial na hora da decisão de compra.

Para que não haja o risco do material orgânico ficar preso durante muito tempo dentro de um saco que não se degrada, é fundamental o uso das opções biodegradáveis.

Apesar de haver no supermercado várias marcas biodegradáveis, também vale a pena conhecer as empresas mais preocupadas com todo o processo e a responsabilidade ambiental. Que tal conhecer a Ciclo Orgânico? Nós usamos e aprovamos!

Sacola biodegradável

As sacolas de compra, tanto as que servem para colocar produtos a granel, como frutas, cereais e legumes, quanto as que servem para carregar os produtos comprados, também foram muito questionadas nos últimos tempos, o que levou alguns lugares a proibirem sua distribuição gratuita.

Também foram desenvolvidas opções biodegradáveis, de origem vegetal, para que elas possam ir para o lixo orgânico e se degradarem em pouco tempo. Normalmente, essas opções estão devidamente sinalizadas.

Absorvente biodegradável

No caso dos absorventes, há algumas alternativas para não usá-los, como os copos reutilizáveis.

Porém, se você ainda não se adaptou a essa prática, é possível escolher opções de absorventes biodegradáveis feitos de fibras vegetais, sem a necessidade de que haja a utilização de material de origem no petróleo.

Fralda biodegradável

As fraldas biodegradáveis também passam pelo mesmo processo de fabricação com fibras vegetais, para que possam se deteriorar juntamente com o lixo orgânico. 

Uma ótima opção também são as fraldas reutilizáveis, que podem ser lavadas, mas têm seu interior (biodegradável) trocado, como um refil, para que na máquina de lavar fique apenas uma pequena parte da sujeira.

As fraldas da marca Fraldadinhos, por exemplo, são desenvolvidas com a preocupação de que o bebê já comece a vida com uma pegada ambiental bem pequenininha.

Como fazer o descarte de embalagens biodegradáveis?

Mesmo que você não tenha sempre como optar pelas embalagens compostais, precisa saber para onde devem ir as biodegradáveis.

Para que você tenha toda a tranquilidade de que elas estão indo para o melhor lugar, saiba que elas devem ser descartadas juntamente com o lixo orgânico, de forma que tenha um destino de degradação semelhante aos restos de comida e outros resíduos, preferencialmente tratados de maneira correta.

Por isso, é importante saber se o município onde você mora já tem um tratamento de resíduos com responsabilidade ambiental.

Pesquise se na coleta seletiva da sua rua tem a opção para descarte correto do lixo orgânico ou se organize para levar seu lixo orgânico, incluindo os biodegradáveis, até um posto de coleta.

Como você leu aqui, não adianta só escolher os produtos biodegradáveis, mas é essencial que eles sejam separados e descartados corretamente.

Você sabia que a Linus é uma sandália 100% reciclável pois é desenvolvida com PVC ecológico microexpandido.

Linus Bambu

Foto por: Fernando Verch

Se você já tem uma Linus para chamar de sua lembre-se que ela vai para o lixo plástico, se ainda não tem, vem dar uma espiadinha na nossa coleção: Conheça a Linus: sandália 100% sustentável!
Biodegradável consumo consciente