Quando a música é aliada durante o isolamento social

Manter a cabeça no lugar para passar pelo período de isolamento social não é uma tarefa fácil. Os impactos econômicos, sociais e políticos desse momento contribuem para intensificar a atmosfera de instabilidade e logo vemos os efeitos disso na saúde física e, também, mental. Para conseguir lidar com todas sensações novas, além do medo e do desamparo - contenção de danos mode on - recorremos aos pequenos escapes: tomar sol pela janela, testar novas receitas e a uma velha conhecida, a música.

Ouvir música, independente do gênero, é uma ótima opção para tentar entender as próprias emoções em momentos de dificuldade: ela ajuda a nomear sentimentos complexos e a traduzir emoções por meio de palavras e melodias. Já percebeu que, geralmente, a playlist escolhida para guiar o dia vem de acordo com o estado de ânimo do momento? Músicas mais tristes nos ajudam a passar pelas horas de melancolia, músicas enérgicas coincidem com momentos de raiva e por assim vai.

Mas, nos expormos constante e repetidamente a músicas que reforçam sentimentos negativos pode dificultar mais ainda o processo de encontrar equilíbrio e entrar numa vibe tranquila - pelo menos para fazer as tarefas básicas do dia-a-dia. Por isso, mudar um pouco nossa rotina musical pode significar fazer desse “escape” uma importante aliada no cuidado da mente.

Mudar um pouco as músicas não significa, claro, se privar de viver sensações de angústia - estas fazem parte do espectro de emoções com as quais precisamos lidar e processar. No entanto, ir trocando aos poucos a trilha sonora para músicas mais serenas e até mais animadas, pode ser o empurrãozinho necessário para passar por um dia difícil. Por isso, que tal colocar uma música que te lembra alguém querido? E montar uma playlist para a próxima viagem que você quer muito fazer? Ou até escutar a trilha sonora do seu filme favorito?

Seja como for, lembre-se: em tempos de incerteza, a playlist certa tem o poder de mudar o seu dia! Precisa de dicas do que ouvir? Ouça a nossa playlist “pra ficar relax” aqui :)

Obrigada! Aqui está o seu código: NOCAMINHODOBEM