
Destacamos nossos momentos preferidos da primeira edição digital da Semana de Moda de Londres
Muito se discutiu nos dois últimos anos sobre a verdadeira relevância das semanas de moda ao redor do mundo e a urgência de repensá-las. A necessidade de adaptar esses eventos para o mundo digital, a separação dos desfiles por gênero e o impacto ambiental altíssimo (falamos sobre isso aqui) são pontos que já indicavam uma transformação iminente das semanas de moda.
O isolamento social implementado por conta da pandemia do Covid-19 apenas acelerou um processo que já vinha se desenhando e fez tanto marcas, quanto organizadores dos desfiles, se adaptarem - como foi o caso da Semana de Moda de Londres, que optou seguir por um caminho gender neutral, totalmente digital e aberta ao público.
O evento aconteceu entre os dias 12 e 14/06 e trouxe uma programação (lançada à la Netflix, feita para maratonar) que explora diferentes formatos do mundo virtual: vlog com os estilistas, espaço para compra online, playlists de músicas e os lançamentos dos nomes da moda londrina. E antenadas como somos, acompanhamos tudo e separamos alguns conteúdos que vale a pena conferir :)
Designer diaries
São vídeos curtinhos que podem ser vistos tanto no Instagram (@londonfashionweek), quanto no site. Neles, os estilistas contam um pouquinho de onde estão passando a quarentena e detalhes de seus processos criativos: tudo bem vida real! Destacamos dois, o da Lou Dalton, que fala sobre questionamentos que vem com tempos como esses - “por que fazemos o que fazemos?”, “o que vem pela frente?” - e Daniel Fletcher, participante do reality show Next in Fashion, e que explica como foram criadas as roupas da coleção atual e reflete um pouco sobre o papel do designer em uma coleção.
Central Saint Martins MA Fashion
Em um vídeo de 11 minutos, os alunos da Central Saint Martins, considerada a melhor faculdade de moda do mundo, documentam o processo criativo de seus designs, em sua forma mais abstrata. É legal ficar de olho nos nomes que surgem do lado inferior esquerdo da tela e acompanhar as diferenças no processo de cada um.
Qual o som da moda?
É com essa provocação que a produção de conteúdo aborda a intersecção entre produção de áudio e moda. Nessa parte, você encontra desde playlists com o que está tocando nas redações de revistas de moda, como GQ e Marie Claire, até sets de DJs famosos, além de também contar com podcasts.
Sessão “ticket to ride: London” do site
Estrelando a atriz coadjuvante de toda semana de moda: a cidade! Pensando nesse “detalhe”, o British Fashion Council, organizador do evento, incluiu no site uma parte que ambienta bem os locais onde rolam os defiles em Londres – e que foge da cartilha de qualquer guia de viagem - além de contemplar todos os gostos, tem tours virtuais por museus, artistas ensinando outras personalidades inglesas a pintarem durante o isolamento e até peças musicais de West End - a Broadway inglesa - disponibilizadas na íntegra online.
Curtiu? Você encontra todos esses conteúdos no site da Semana de Moda de Londres :)
por Equipe Linus junho 27, 2022
Ver artigo completo
por Equipe Linus junho 22, 2022
Ver artigo completo
por Equipe Linus junho 09, 2022
Ver artigo completo