pés-ressecados
janeiro 20, 2022

Pés ressecados: descubra o que fazer, causas e tratamentos

por Equipe Linus

pés-ressecados

Quando pensamos em cuidados com a pele, normalmente imaginamos as áreas do rosto ou até mesmo as mãos e braços. Mas a parte inferior do nosso corpo também sofre com esse problema. E lá na ponta estão os maiores prejudicados: os pés ressecados. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Institute for Preventive Foot Health (IPFH), cerca de 20% das pessoas com idade acima de 21 anos já sofreram com fissuras na região dos calcanhares. 

Para algumas pessoas esse é apenas um problema estético, mas para outras os pés ressecados causam dor e sofrimento ao caminhar. 

Se você sofre com o ressecamento nos pés e não sabe mais o que fazer, continue acompanhando esse conteúdo que vamos te ajudar!

Mas afinal, por que os pés ressecam?

Os fatores que fazem as pessoas terem pés ressecados são inúmeros. Podem ser causados por hábitos prejudiciais como passar muito tempo em pé durante o dia, utilizar calçados abertos com frequência ou mesmo andar sem sapatos.

Pés ressecados no verão x pés ressacados no inverno

A época do ano também pode favorecer o ressecamento dos pés. É comum que a pele do corpo fique mais ressecada no inverno. Já no verão a causa costuma ser a maior exposição dos pés em ambientes como praia e piscina. 

pés-ressecados

A genética também influencia. O IPFH também realizou estudos que demonstraram uma maior propensão das mulheres em desenvolver calos, bolhas, rachaduras e ressecamento nos pés. 

Pés ressecados: Conheça alguns tipos

Dependendo da causa dos pés ressecados, os resultados podem ser diferentes:

Pés ressecados e grossos

Geralmente causado por andar descalço, com a sola dos pés em contato direto com o chão. Como é uma área de compressão, o próprio organismo cria um mecanismo de defesa e proteção, que é o espessamento da pele. 

Pés ressecados e descascando

A pele descascando é normalmente causada por falta de hidratação ou por algum problema de saúde. É importante procurar um médico dermatologista para avaliar o problema. 

Pés ressecados e coçando

A sensação de coceira está geralmente relacionada a presença de fungos, as famosas micoses. Também é importante consultar um especialista e fazer o uso correto de pomadas antifúngicas prescritas pelo profissional. 

Pés ressecados e rachados

As rachaduras são causadas, normalmente, pela falta de hidratação da pele. 

Pés ressecados: O que fazer?

Agora que você já conhece as principais causas, vamos falar sobre o que deve ser feito para resolver o problemas dos pés ressecados. 

Evite umidade e seque bem os pés

    Os fungos aparecem com frequência entre os dedos dos pés, principalmente por causa da umidade que fica nessa região quando a pessoa não seca corretamente. Mas é importante não esfregar os pés com a toalha. Apenas faça movimentos leves, pressionando a toalha sobre a pele, e depois deixe os pés livres alguns minutos antes de calçar algum sapato para que eles terminem de secar naturalmente. 

    Realize uma esfoliação

      É importante esfoliar a pele para retirar um pouco da pele ressecada. Mas não exagere. Se tirar demais pode causar ainda mais problemas com as feridas formadas.

      Seja com produtos esfoliantes ou com uma lixa própria para os pés ressecados, é importante ter cuidado com a intensidade dos movimentos.  

      Hidrate diariamente

        O uso de um um bom hidratante é fundamental e deve se tornar um hábito. Quanto mais espesso for o hidratante, melhor será a absorção pela pele, e mais rápida será a recuperação dos pés ressecados. 

        Como hidratar pés ressecados

        É importante sempre passar o creme hidratante com os pés já limpos e secos. De preferência crie um ritual de hidratação dos pés à noite, antes de dormir, para garantir que o hidratante permanecerá por tempo suficiente na pele. 

        Utilize meias de algodão após a hidratação

          Uma dica legal é colocar meias de algodão logo após passar o hidratante. Dessa forma o hidratante consegue se manter na pele até ser completamente absorvido, e protege você se escorregar também. 

          pés-ressecados

          Evite andar descalço

            O contato direto da pele com o chão aumenta a pressão nesses pontos e deixa os pés mais grossos. Use sempre sapatos confortáveis, principalmente nos dias em que você for andar muito. 

            Não lixe os pés todos os dias

              Faça a esfoliação ou passe a lixa nos pés uma ou duas vezes por semana, no máximo. O excesso pode causar o efeito contrário, já que o organismo vai entender essa atitude como uma agressão e pode engrossar ainda mais a pele dos pés. 

              Pés ressecados podem indicar uma doença?

              Os pés ressecados também podem ser um reflexo de condições médicas como diabetes, hipotiroidismo, deficiência de vitaminas e até mesmo a contaminação por fungos.

              Pés ressecados e diabetes

              No caso do diabetes, a pele desidrata porque a doença provoca lesões nos nervos que controlam a produção de sebo e suor. Essa condição leva à desidratação do organismo.  

              O melhor diagnóstico é dado por um médico!

              Para melhor análise de sua condição médica, busque sempre ajuda de um especialista para obter o melhor diagnóstico. 

              Meias de silicone para pés ressecados, funciona?

              A ideia das meias de silicone é ajudar a reter a umidade na pele, assim prevenindo o ressecamento e as rachaduras. Outra função é absorver parte do impacto e do contato com o chão, reduzindo as dores e minimizando o efeito de proteção de engrossar a pele. 

              Pés ressecados: Tratamento caseiro para prevenir!

              Hidratante e azeite

                Misture a mesma quantidade de hidratante e azeite e aplique nos pés. Cubra com papel filme (aquele usado na cozinha), e por cima use meias para evitar que o plástico de mova. Faça isso de 2 a 4 vezes, durante uma semana do mês. 

                Óleo de coco e azeite

                  Se as rachaduras já tomaram conta e estão se tornando machucados, misture a mesma quantidade de óleo de coco e de azeite e aplique na pele. Use também o filme plástico e as meias. O óleo de coco acelera a cicatrização e a renovação celular. 

                  Falar com um especialista é a melhor opção

                  Mas não se esqueça de que o especialista é a pessoa indicada para avaliar o problema, quando ele se torna mais grave, como as rachaduras profundas na pele. Se essas receitas caseiras não funcionarem, procure um médico. 

                  Pés ressecados: Qual o melhor calçado?

                  O atrito constante entre a pele dos pés e o sapato, quando eles são dutos demais, também pode ser um motivo dos pés ressecados e grossos. Aqueles muito abertos, ou baixos demais, expõem os pés à poluição e ao atrito excessivo provocando os problemas de ressecamento. 

                  O ideal é balancear o tipo de sapatos utilizados, nem sempre fechados e nem sempre abertos, e utilizar sapatos confortáveis. 

                  Linus: A sandália perfeita para todas as épocas do ano!

                  As sandálias da Linus são perfeitas para evitar os pés ressecados, já que são confortáveis e possuem palmilha com as curvaturas de apoio que seus pés precisam. Além disso, elas são 100% recicláveis, laváveis e veganas. 

                  pés-ressecados

                  Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como prevenir e também acabar com o problema dos pés ressecados, aproveite também para conhecer nossa linha exclusiva de sandálias com as cores do verão, e mantenha seus pés bonitos e saudáveis sempre, em todas as estações.

                  autocuidado bem estar pés