pé sendo massageados por uma mão
julho 03, 2023

Pés descascando: causas e tratamentos

por Linus

Se você já teve os pés descascando sabe que esse é um problema muito incômodo e que acaba causando preocupação, afinal, como descobrir o que está causando essas casquinhas?!

É Liners, nós sabemos como é a sensação e pensando na saúde dos seus pés preparamos esse conteúdo para explicar quais são as possíveis causas dos pés descascando e te dar algumas dicas de cuidados.

Com os pés descascando até a mobilidade fica comprometida e não queremos isso, não é mesmo. Confere então o que vamos trazer a seguir:

Garanto que, depois de ler esse texto, seus pés vão agradecer e ficar lisinhos como nunca!

Por que meus pés estão descascando?

É importante entender que os pés descascando podem estar associados a diferentes problemas, desde desidratação até causas mais sérias, em que eles são só os sinais aparentes de algo que está desregulado no nosso organismo.

Por isso, é essencial observar bem os pés para entender cada sintoma, com atenção especial para as descamações, por quanto tempo elas acontecem, qual a recorrência e também como a pele responde aos tratamentos.

Confira nosso apanhado de possíveis causas relacionadas aos pés descascando e avalie se você se encaixa em alguns desses cenários.

Desidratação

A desidratação é o motivo mais comum para que os pés descasquem. E ela pode ser motivada pela pouca exposição dos pés ao ambiente externo, devido ao uso de sapatos fechados, ou pelo contato com superfícies ásperas.

O que é fundamental é que os pés devem ser hidratados diariamente, com cremes hidratantes e outros produtos específicos para esse fim.

Você pode optar por uma formulação com ou sem protetor solar, de acordo com o tipo de calçado que usa com mais frequência.

Nossa dica para prevenir os pés descascando por desidratação é separar um momento do seu dia para hidratar os pés. Quer um plus? Faça desse um momento diário de autocuidado!

 

pés sendo massageados

 

Queimaduras

Ninguém fica pensando no pé com frequência, não é mesmo? E assim é muito comum que eles sejam esquecidos na hora de passar o protetor solar.

Por conta disso, os pés estão mais suscetíveis a queimaduras, seja na praia como em dias em que se usa sandálias, chinelos e outros calçados mais abertos. 

A dica é lembrar sempre de proteger a parte superior dos pés com protetor solar e usar calçados abertos – como uma linda Linus.

A rotina de hidratação que vimos antes também vai ajudar, pois ao queimar os pés ficam mais ressecados. 

Micose

Um problema muito comum entre os brasileiros é a micose, uma infecção fúngica que acomete os pés e as unhas.

O desenvolvimento de micose, também chamada de frieira ou pé de atleta, tem relação com o uso de calçados fechados por longos períodos e umidade no pé.

A prevenção é por meio da boa higienização dos pés na hora do banho, lavando inclusive entre os dedos. Secar bem o pé também é muito importante para evitar os fungos.

Caso você seja daquelas pessoas com tendência ao suor no pé, a recomendação é usar talco e, sempre que possível, calçados abertos que ajudam na ventilação dos pés.

Os sintomas da micose incluem: pés descascando, erupções na pele, vermelhidão, coceira e mudança na tonalidade da pele.

Caso identifique esses sintomas é fundamental procurar auxílio médico para diagnóstico e tratamento. Entenda mais sobre a micose nesse material do Ministério da Saúde que separamos para você!

Eczema

O eczema, também chamado de dermatite atópica, se caracteriza por inflamação, coceira, secura ou vermelhidão na pele. 

A condição está associada a causas genéticas ou como resultado do contato com produtos químicos ou ativos que irritam a região.

Quanto mais a pessoa coça a área afetada, maior é a probabilidade de que vírus e bactérias penetrem na pele, aumentando a coceira e outros sintomas.

Quando acomete os pés, o eczema causa lesões na pele e ressecamento, resultando nos pés descascando. 

O diagnóstico e tratamento de eczema devem ser prescritos por um médico dermatologista.

Disidrose

A disidrose é uma doença de pele que apresenta a formação de pequenas bolhas com líquido, que geralmente aparecem na sola dos pés, nas mãos e nos dedos.

As bolhas de disidrose causam coceira que pode durar até três semanas.

As causas da disidrose não são conhecidas, mas ela pode ter relação com alergias de pele, umidade nas mãos ou nos pés e aumento do estresse.

Dado o incômodo associado à disidrose, a recomendação é consultar um dermatologista para diagnóstico e início do tratamento adequado. 

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele autoimune na qual o sistema de defesa do corpo não reconhece corretamente as células da pele e acaba atacando a derme, o que resulta em lesões e inflamações.

Ao contrário do que muita gente pensa, a psoríase não é não contagiosa, mas também não tem cura, podendo ser apenas controlada a partir da assistência médica adequada.

Embora as lesões apareçam em várias partes do corpo, como cotovelos, joelhos e palmas das mãos, elas também podem surgir nos pés.

É fundamental, neste caso, o acompanhamento médico, que pode indicar remédios para combater os sintomas e desconfortos associados ao quadro.

Problemas de saúde

Os pés descascando também podem ser sintomas de outros problemas de saúde. Algumas das condições que podem influenciar a saúde dos pés incluem:

  • psoríase: doença autoimune associada ao crescimento acelerado das células dérmicas, o que causa a formação de placas e descamação, podendo acometer os pés;
  • síndrome de Stevens-Johnson: reação alérgica grave devido contato com alguns tipos de medicamentos ou quadros infecciosos. Entre os sintomas estão bolhas, erosões e descamação da pele, incluindo nos pés;
  • problemas no fígado: os pés rachados e descascando podem ser sintomas de problemas no funcionamento do fígado na absorção das gorduras devido à carência de ômega-3;
  • problemas nos rins: quando há retenção de líquidos, os pés podem ficar inchados, apresentar rachaduras, coceiras e descamações;
  • síndrome da pele escaldada estafilocócica: infecção bacteriana grave que provoca bolhas, vermelhidão e descamação da pele, incluindo nos pés.

Sim, Liners, pés descascando pode ser indício de um quadro dérmico grave e precisa de tratamento especializado, combinado? 

Como tratar os pés descascando?

Como vimos acima, os pés descascando podem ser causados por vários problemas de saúde. 

Vamos dar algumas dicas de tratamento, mas contamos com você: se os sintomas forem intensos, recorrentes ou associados com outras manifestações, procure um médico!

A boa higienização dos pés é o primeiro passo, secando corretamente os pés na sequência para que eles não fiquem úmidos. A hidratação é também muito benéfica.

Você pode “ajudar” o processo de descamação fazendo uma esfoliação suave, assim, o novo tecido dérmico vai se formar mais rapidamente. Mas não faça esfoliação se os pés estiverem sensíveis, vermelhos ou com bolhas, ok?

Também existem opções dermatológicas e até terapêuticas que podem ser prescritas por um médico, como:

  • medicação, creme ou spray antifúngico;
  • esteroides orais ou tópicos;
  • anti-histamínicos;
  • corticosteroides tópicos;
  • ácido salicílico;
  • imunossupressores.

O tratamento adequado para pés descascando depende diretamente de quais as causas do problema, afinal, de nada adianta tratar o sintoma sem agir no que está causando a condição.

Como evitar que os pés descasquem?

A prevenção dos pés descascando pode ser incluída na rotina com cuidados básicos, como:

  • usar calçados abertos e confortáveis, como os da linha Linus;
  • hidratar os pés diariamente;
  • lavar bem os pés durante o banho e secar na sequência;
  • não tomar banhos muito quentes ou longos;
  • não deixar os pés úmidos. Se você tem hiperidrose plantar pode buscar por tratamentos específicos ou antitranspirantes para os pés.

Os cuidados com os pés são ainda mais importantes na gravidez que, devido às alterações hormonais e retenção de líquidos, tende a apresentar inchaço e pés descascando.

 

Pés com Linus

 

A Linus conta com uma linha desenvolvida pensando sim no design e sustentabilidade, mas tem como extra experts comprometidos com o conforto que é garantido com as palmilhas anatômicas para proteger os pés e prevenir os calos.

Com a Linus você garante uma opção de calçado ergonômico sem perder o charme e ainda previne problemas como os pés descascando devido ao formato, material e design dos modelos. Conheça a linha da Linus agora mesmo!

bem-estar pés