outono-no-brasil
abril 08, 2022

Descubra como aproveitar o outono no Brasil!

por Equipe Linus

outono-no-brasil

Sempre quando a gente pensa no outono, vem aquela ideia de que é a estação em que as folhas das árvores caem, preparando a natureza para o inverno.

Porém, mais do que esse momento, o outono é uma estação muito variada em todo o Brasil, já que o nosso país tem uma extensão enorme e climas dos mais diversos.

Por isso, em cada região, há características diferentes, alguns ambientes mais secos, outros mais chuvosos, sempre com ótimas oportunidades para aproveitar os dias, que em geral vão ficando mais curtos, com noites mais longas, principalmente no sul do país.

Vamos descobrir juntas como aproveitar essa estação tão charmosa do ano?

O que tem de especial no outono?

Muitas vezes, como o outono é uma estação que precede o inverno, a gente acaba associando uma estação à outra.

E isso ocorre principalmente porque, inclusive nas coleções de moda, elas são apresentadas como outono-inverno. Isso faz com que o outono seja visto por alguns como apenas um inverno menos rigoroso.

Por esse motivo, muita gente chama a moda dessa época do ano de meia estação, ou seja, uma “quase” estação.

Mas isso não deve ser encarado dessa maneira. Afinal, o outono (como todas as outras estações) tem a duração de um quarto do ano, três meses para curtir o friozinho em alguns lugares do país, o início das chuvas em outros e um tempinho mais ameno, ótimo para as atividades físicas, em diversas regiões.

Quando é o outono?

Se você não está se lembrando qual é o período do outono, ele se estende do último terço do mês de março até o último terço de junho, um período que tem muitos eventos e festas, como a Páscoa e o início das Festas Juninas, por exemplo.

Por isso, além de várias oportunidades para curtir as manhãs e os finais de tarde com temperaturas mais tranquilas para as atividades ao ar livre, também há possibilidades de viajar e curtir os feriados também.

outono-no-brasil

Vale lembrar, no entanto, que uma parte pequena do Brasil, na região Norte, tem as estações trocadas, porque fica depois da linha do Equador.

Nosso país é um dos poucos no mundo em que há territórios nos dois hemisférios. Uma parte do estado do Amazonas e do Pará, além da quase totalidade de Roraima e Amapá, estão na primavera, enquanto é outono no restante do país.

Mas isso não modifica muito o cenário por lá porque as estações do ano costumam ser mais definidas, com características mais precisas, quanto mais distante a região está da linha do Equador. No nosso caso, então, o outono é mais friozinho mesmo nas regiões Sul e Sudeste.

Que dia começa e termina o outono no Brasil?

O outono oficialmente começa no que se chama de equinócio, o dia em que a duração do tempo em que há claridade é igual ao tempo em que o céu está escuro. Isso acontece duas vezes no ano, no início do outono e no início da primavera.

A palavra equinócio, se você já notou, tem esta origem: equi (igual) e nócio (noite).

A cada ano, o momento exato em que começam as estações muda. Em 2022, o início do outono foi no dia 20 de março, às 12h33.

E, depois de três meses, há o solstício de inverno, que é a chegada da estação mais fria do ano, no dia em que há menor claridade. Em 2022, ele vai ocorrer às 6h14 do dia 21 de junho.

Características do outono no Brasil

O outono, quando começa, a partir do início na parte final de março, tem características ainda muito próximas do verão, e só depois vai se modificando para dar lugar ao inverno.

Com isso, as temperaturas vão baixando e, em uma parte importante do Brasil, principalmente no Sul e no Sudeste, o tempo vai ficando mais seco, com poucas ocorrências de chuvas.

Porém, não é o que ocorre na região Norte e em parte importante do Nordeste, em que é tempo de mais chuvas.

Portanto, dizer que existe um clima exato de outono no Brasil é algo que pode parecer errado. E, por isso, devemos considerar cada região de forma quase independente.

Outono é frio ou calor?

Essa é uma pergunta que muita gente faz ao se deslocar pelo país. Se você tem uma viagem marcada para uma região que não conhece tão bem, nada melhor do que pesquisar em sites especializados em clima, como o Clima Tempo, que oferece gratuitamente a previsão do tempo para os próximos 30 dias em qualquer região.

Esse serviço também é importante para que você possa conhecer o comportamento histórico do clima e saber que roupa levar para a viagem de férias ou de trabalho.

Outono no Brasil: a estação das frutas

O outono também é conhecido como a estação das frutas. No Brasil, em que elas são as mais diversas, é tempo de saboreá-las no tempo certo, com tudo o que elas oferecem.

Vale sempre lembrar que o termo “frutas da estação” tem a ver com o momento que, naturalmente, as frutas estão disponíveis. Isso quer dizer que elas são produzidas com menos defensivos agrícolas e estão mais saborosas.

outono-no-brasil

O outono é época, por exemplo, de caqui, coco (seco), figo, graviola, kiwi, mamão, manga, pera, tangerina e banana. Sem contar com a goiaba, e as que também são do inverno, mas começam a aparecer no outono, como é o caso da maçã e da uva.

Outono: Descubra a sua paleta de cores!

O outono também é uma estação que inspira paletas de cores para moda e para maquiagem, de acordo com as suas características de tom de pele e cabelo.

Devido ao ângulo da luz do sol, da queda das folhas secas e do ar seco, as cores do ambiente se modificam e podem ser referências para ótimas paletas.

Isso é resultado de um método chamado de sazonal expandido. Veja a que mais combina com você para arrasar por aí.

Dê uma olhada nessas duas:

Outono suave

As pessoas da paleta de outono têm em geral a pele de fundo amarelado e mais opaca.

Os fios dos cabelos, quando expostos ao sol, têm brilho dourado ou acobreado e os olhos têm nuances mais quentes, o que dá cor à íris.

Na cartela suave, estão as pessoas de contraste baixo-claro (brancas), baixo-escuro (negras) e médio, que têm tons de pele, olhos e cabelos com profundidade próxima.

Outono quente

Em modo geral, as pessoas com as características de outono quente têm contraste mais alto.

Isso quer dizer que os cabelos (e muitas vezes os olhos) são mais escuros do que a pele.

Também os contrastes médio-claro (de pele branca) e médio-escuro (negras) também podem ser considerados outono quente.

Outono no Brasil: Dicas essenciais para manter sua saúde e bem estar

É claro que, para manter a beleza e o bem estar, é fundamental se preparar para encarar o outono de maneira saudável.

Por isso, observe algumas dicas, principalmente para os lugares em que o frio chega mais rápido, como o Sul e o Sudeste.

Não se esqueça de que, muito além do verão, seu corpo merece cuidado o ano todo. Veja algumas dicas:

Beba bastante água

Isto é essencial o tempo todo, mas, como em momentos mais frios muita gente se esquece, é bom lembrar.

Aqueles dois litros (e até mais, de acordo com a sua atividade) que todo o mundo já ouviu falar que é essencial se torna ainda mais importante.

Isso porque, com o ar mais seco, a necessidade do corpo de compensar a ausência de umidade no ambiente faz com que tenhamos que tomar mais água, mesmo que não tenhamos tanta sede.

Mantenha a pele hidratada

A hidratação da pele tem uma relação direta com os líquidos que consumimos, mas isso não é suficiente.

Principalmente em climas mais frios, a tendência da pele é sofrer com ressecamentos que podem ser evitados com cremes hidratantes, que devem fazer parte da sua rotina de autocuidado.

E também você deve manter toda a rotina que tem em outros momentos do ano. Para lembrar (ou conhecer) o que já publicamos sobre autocuidado, clique aqui.

Invista em alimentos com Vitamina C

Os alimentos com vitamina C são fundamentais para vários aspectos da sua saúde. Entre eles, ela ajuda a evitar a gripe e outros problemas respiratórios, que podem aparecer ainda mais quando o tempo esfria.

Aproveite a variedade das frutas da estação, que já vimos aqui, e tenha os nutrientes presentes além da vitamina C, como a vitamina A e os fitoquímicos, importantes antioxidantes que ajudam a proteger o organismo durante a estação e a prevenir doenças.

Pratique exercícios físicos ao ar livre

Com as temperaturas mais amenas, o outono é um ótimo momento para fazer exercícios ao ar livre.

Por isso, mesmo que o tempo esteja um pouco mais frio, não hesite em sair de casa para fazer exercícios.

Mas, claro, como o tempo em grande parte do país também está mais seco, redobre a atenção com a hidratação.

Mantenha-se aquecido

É claro que, para que você tenha todos os benefícios da estação, é fundamental evitar que o frio traga riscos para a sua saúde.

Por isso, manter-se aquecido, dentro e fora de casa, é fundamental. Nas atividades ao ar livre, adapte-se às condições do ambiente, mesmo depois do aquecimento dos exercícios. Use agasalhos para que os choques térmicos e as famosas “friagens” não atrapalhem o seu bem-estar.

E, sempre que possível, inclua caldos, sopas e bebidas quentes para aquecer o seu outono!

Ideias de 3 bebidas quentes para experimentar neste outono!

Então, principalmente se você está nas regiões mais frias do país, no Sul e no Sudeste, vale a pena passar o outono e se preparar para o inverno com bebidas mais quentes.

outono-no-brasil

E aqui você vai ver algumas receitinhas básicas de manter o corpo aquecido mesmo quando os primeiros ventos do inverno aparecerem.

Por isso, prepare a xícara, o copo ou a caneca para curtir cada uma dessas receitas rápidas:

1. Chocolate quente com canela

Uma ótima receita para deixar seu chocolate quente com um sabor especial.

Use chocolate em pó 70%, para que o sabor do cacau esteja presente. Misture ao leite, na quantidade que você achar suficiente, com um pouco de creme de leite, açúcar (se quiser) e uma pitada de canela em pó.

Se preferir, pode trocar a canela em pó por uma haste de canela em pau, que também dá um charme ainda maior à sua bebida.

2. Café com conhaque

Para quem quer aquecer um pouco mais, esta é uma ótima opção para dividir com os amigos.

Uma receita básica é misturar 4 colheres de sopa de conhaque, 4 colheres de licor à base de café e 3 xícaras de café fresco quente.

Para finalizar, coloque em cada xícara uma colher de sopa de chantilly. É uma ótima opção para um café na happy hour.

3. Infusão de laranja, gengibre e baunilha

Essa é uma ótima pedida para dias de frio. Com a água a 95 graus, deixe na infusão por cinco minutos com cascas de laranja, um pedaço de gengibre e metade de uma fava de baunilha aberta.

Depois, é só curtir a mistura dos sabores, que vão fazer você se energizar para encarar o friozinho.

Com certeza, é uma ótima pedida para o início da noite. Porém, devido ao gengibre, que pode acelerar o metabolismo e o ritmo cardíaco, evite essa receita antes de dormir.

Outono no Brasil 2022: Descubra o que vem por aí e como ficar confortável

Enfim, o outono de 2022 promete ser uma antecipação do inverno, principalmente nas regiões mais ao sul. De acordo com a previsão da Clima Tempo, que a gente já citou aqui, o outono deste ano também será mais chuvoso no Nordeste e no Norte.

Mas as frentes frias chegam com mais força ao Sul e ao Sudeste em maio, o que pode fazer com que as temperaturas diminuam bastante.

Para ficar confortável, reveja o seu armário, coloque os casacos para tomar um ar, porque eles serão úteis logo, logo. Também lembre-se das receitinhas básicas para manter o corpo aquecido.

E, claro, invista em peças que podem mostrar todo o seu estilo. Afinal, o outono também é época de aparecer e mostrar todo o bom gosto. Até usando sandália com meia, por exemplo, como você pode ver nesta dica:

Linus e meia: combinação perfeita para seu outono no Brasil!

Se você acha que sandália não combina com meia, então pode começar a repensar. Afinal, essa é uma ótima opção para quando você quer ter toda a beleza de uma sandália e manter o pé aquecido.

outono-no-brasil

Além do conforto, é uma ótima oportunidade de juntar cores complementares, contrastantes e mesmo tom sobre tom, para todo o mundo ver o seu estilo.

Vá ao site das sandálias da Linus, escolha a sua cor favorita e combine com a meia que quiser.

E então? Preparada para o outono?

Agora, que você se inspirou para essa estação charmosa, compartilhe estas dicas com as pessoas que você conhece. Mande pelo WhatsApp, coloque o link no Facebook ou nos stories do Instagram.

E, claro, comente sobre as dicas especiais que você tem para passar o outono bem confortável, à espera do inverno.

Que tal dizer aqui como vai ser o seu outono?

bem estar outono