FRETE GRÁTIS NA COMPRA DE 2 PARES OU MAIS | PRAZO DE POSTAGEM DE 5 DIAS ÚTEIS

Onde fica o consumo consciente em época de Black Friday?

Na última semana de novembro, acontece a Black Friday – um movimento do comércio varejista que oferece descontos nos produtos e inaugura as compras para o Natal. Mas, apesar dos preços baixos e atrativos, aproveitar a data não precisa ser sinônimo de abandono do consumo consciente.

De acordo com dados do último relatório sobre lixo do Banco Central, anualmente, cada pessoa produz uma média de 270kg de resíduo; e, apesar do aumento contínuo desse número, o descarte incorreto ainda é uma realidade muito presente.

Considerando que esse ~lixo~ resíduo, um dia, já foi alguma matéria-prima, e que em seu processo de transformação foram empregados recursos como água e energia, não poderiam estes terem sido poupados durante o processo se nós simplesmete refletíssemos sobre a sua real necessidade? O quanto desse “lixo” foi gerado por impulso? Aliás, e o impacto financeiro que esse ímpeto tem na nossa vida?

Um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito mostrou que 85% dos entrevistados fazem compras por impulso e quase metade já compraram algo que nunca usaram. Isso significa que, além de afetar negativamente o meio-ambiente, compras desnecessárias feitas no calor da hora têm efeitos reais nos bolsos dos consumidores, que acabam desperdiçando dinheiro, acumulando de dívidas e arrependimentos.

O consumo é algo inerente à forma como a sociedade está organizada. Consumir faz parte da vida, isso é inegável. O ponto-chave é fazer isso de uma forma responsável e equilibrada.

Se o ato de comprar for apenas uma resposta imediatista a um preço mais baixo, ou por um bem-estar momentâneo, é válido repensar. Por isso, planeje-se antes de ir às compras: faça listas de sites e lojas que vendem o produto e vá focado; seja honesto: por que você vai consumir aquilo? Você realmente precisa? E por último, considere o processo de descarte: onde você vai depositar? Você pode reciclar ou reutilizar? Todo consumo causa impacto sobre o mundo, seja positivo ou negativo e, ter consciência deles no momento de escolher o que comprar, pode significar a diferença para o futuro.