O tempo está realmente passando mais rápido?

0 comentários

Todos os anos o mesmo pensamento: ano novo, vida nova! Daí vem Carnaval, Páscoa, férias de julho, dia dos pais e, de repente, já é Natal de novo! Se a duração dos dias e dos anos continuam iguais, como é possível que tenhamos a sensação de que a vida está passando mais rápido?

De acordo com uma matéria publicada no site da Super Interessante, essa questão está bastante ligada à rotina. A matéria propõe o seguinte exercício: pense em uma semana de trabalho ou da faculdade, algo que você faz no dia-a-dia. É possível (e provável) que na maioria deles não tenha acontecido nada de particularmente diferente. Se nenhum dia tem um destaque especial, todos eles acabam parecendo iguais e por isso acabam se mesclando em uma única memória: todos eles são tão semelhantes, que acabam se tornando irrelevantes para a memória e deixam essa impressão de que passaram muito rápido.

Agora, durante a pandemia, no entanto, pode ser que essa relação, pra aqueles cumprindo o isolamento social, tenha mudado um pouquinho. A professora Lidia Weber, da UFPR, em matéria para a UOL,e explica: “é que ele [o tempo] ficou embaralhado com outras questões psicológicas. E essa relação [com o tempo] está intimamente ligada com todas as dúvidas da pandemia, medo, insegurança e vulnerabilidade” É por isso que, quando estamos fazendo coisas que são prazerosas - como ver os amigos ou assistir um filme legal - sentimos que o tempo voa, mas se passamos por algo que nos traz sentimentos ruins, como o isolamento social, o tempo parece se arrastar.

Traduzindo para o momento atual, com dias tão parecidos, se olhamos pra trás, temos a sensação de “caramba, já passou todo esse tempo desde o começo da quarentena?”

Existem algumas outras explicações para essa sensação de o tempo estar acelerando (inclusive matemáticas), mas isso fica para um outro post. A mensagem que fica é: tenha um planejamento do dia e cuide das suas necessidades físicas e mentais. Avalie o que você realmente dá conta de entregar - não acordou muito produtivo? Acha que não vai conseguir dar conta daquilo? Peça um prazo maior para a entrega ou peça ajuda para cumprir com a tarefa. Cuidar bem de você significa ter uma vida mais saudável e não desperdiçar tempo com pequenos estresses. Bora viver e aproveitar o presente! 

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
A gente usa cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada! Mas antes de ir, pegue seu código: NOCAMINHODOBEM