Qual o impacto de um produto vegano na sua vida?
dezembro 23, 2021

Qual o impacto de um produto vegano na sua vida?

por Equipe Linus

O produto vegano é uma alternativa mais sustentável e ambientalmente responsável do que os produtos tradicionais e, não à toa, seu consumo tem aumentado.

De acordo com uma pesquisa do IBOPE, 55% dos entrevistados afirmaram que consumiriam mais produtos veganos se houvesse sinalização clara na embalagem ou se o preço fosse compatível com os já adquiridos (60%).

A tendência é que haja um crescimento no consumo de produto vegano tanto devido à conscientização dos cidadãos como também maior adesão das empresas.

Para esclarecer como o produto vegano impacta sua vida e o meio à sua volta, confira a seguir:

Com isso você poderá saber tudo sobre produto vegano e quais os benefícios de incorporar essa opção nos seus hábitos de vida. Confira!

O que torna um produto vegano?

O veganismo é um movimento sociopolítico mais conhecido pelas mudanças nos hábitos alimentares, mas que consiste em um estilo de vida que se estende a todas as áreas da vida.

Para que um produto seja classificado como vegano, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, é necessário cumprir ao menos três requisitos:

  • produto sem ingredientes de origem animal na composição;
  • o produto não pode ser testado em animais quando finalizado;
  • os fornecedores não devem testar em animais ou usar matérias-primas de origem animal.

Portanto, o produto vegano é aquele que não promove crueldade animal em nenhuma das etapas produtivas.

O veganismo parte do pressuposto que todos os seres sencientes são dignos de respeito e não devem ser explorados para atender anseios do consumo humanos, seja direta ou indiretamente.

Mesmo um filme ou uma atividade cultural, por exemplo, podem ir contra os valores do veganismo quando se baseiam na exploração animal, como para gerar entretenimento à custa do bem-estar animal.

Por que devemos utilizar produtos veganos?

Existem diversos motivos para utilizar produtos veganos, pensando tanto em você quanto no mundo ao seu redor. Alguns aspectos incluem:

  • produtos veganos que são ingeridos ou entram em contato com o corpo, como cosméticos, são mais saudáveis que as versões tradicionais, principalmente em casos de consumo demasiado de produtos com hormônios;
  • produtos veganos tem elevada qualidade e recorrem à tecnologia moderna para oferecer opções com bom custo-benefício;
  • produtos veganos são mais sustentáveis, diminuindo o impacto ambiental do consumo;
  • produtos veganos apresentam maior comprometimento ambiental, reduzindo poluição, uso de água ou de agrotóxicos.

Lembre-se, entretanto, que não necessariamente um produto vegano será orgânico ou natural. A cera de abelha, por exemplo, é um item natural, mas não vegano.

Apesar disso, muitas empresas que promovem a filosofia vegana em sua atuação são mais comprometidas com garantir acesso a produtos limpos e orgânicos.

Benefícios dos produtos veganos no corpo humano

Os principais benefícios dos produtos veganos é apoiar o fim da exploração animal para consumo humano, inclusive ao comprar cosméticos para a pele e para o cabelo.

Produtos veganos para pele

Os dermocosméticos veganos tem como vantagem uma composição, geralmente, mais suave e formulações que combinam matérias-primas que não tem origem animal.

Apesar dos cosméticos veganos serem bastante indicados para pessoas que têm a pele sensível ou com tendência à irritação, é importante saber que não necessariamente ele é orgânico ou natural.

A formulação varia de acordo com o fabricante, sendo importante atentar-se às particularidades do produto e se ele atende suas demandas individuais.

Produtos veganos para o cabelo

No caso dos cabelos, os benefícios dos produtos veganos incluem formulações que prezam por matérias-primas naturais, mas lembrando-se que não é uma regra.

As funcionalidades de cada produto variam de acordo com as necessidades do tipo de cabelo, mas é comum que as fórmulas sejam mais suaves.

Muitas empresas veganas também inovam nos seus processos ao priorizar processos mais transparentes e sustentáveis, como reduzindo o uso de plástico e substâncias controversas.

Um exemplo são os dermocosméticos sólidos que não usam a embalagem de plástico tradicional e ainda reduzem o gasto de água no processo produtivo.

Vantagens de uma dieta vegana

O veganismo também está diretamente relacionado aos hábitos alimentares, excluindo todos os produtos de origem animal, como carnes, peixes, ovos, tutano, leites e derivados de origem animal e outros.

Por muito tempo os veganos enfrentavam comentários sobre a dieta vegana não ser completa e resultar na carência de nutrientes.

No entanto, diversos estudos atuais comprovam justamente que a dieta vegana pode ser mais saudável que a tradicional, principalmente quando baseada em diversidade de produtos da terra, como cereais, grãos, sementes, legumes, frutas, verduras e outros.

Assim como na dieta tradicional, a dieta vegana também pode ser prejudicial quando baseada principalmente em produtos industrializados e processados.

Um dos fatores benéficos da dieta vegana é evitar o contato com hormônios atualmente usado em criações de animais para que eles atinjam o tamanho para abate precocemente. Tais componentes são prejudiciais aos animais e também ao consumo humano.

Portanto, os produtos veganos serem mais saudáveis depende diretamente do que é consumido, mas certamente são mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Como os produtos veganos ajudam o meio ambiente?

O veganismo tem um caráter sociopolítico e não apenas relacionado ao que se consome no dia a dia, seja na alimentação, vestuário ou cosmética.

Esse aspecto refere-se à busca, dentro do veganismo, por um consumo mais consciente e sustentável, com o menor impacto ambiental possível.

Isso significa, por exemplo, respeitar a sazonalidade dos alimentos, evitar o consumo demasiado e desnecessário, incentivar a economia local e de pequeno porte, diminuir o desperdício no dia a dia e lutar pela preservação ambiental em todas as escalas, desde o local até o global.

Portanto, o consumo vegano também está associado, por exemplo, ao incentivo à mão de obra tradicional e local, entender as variações da natureza e reduzir o descarte.

Dessa forma, o modo de vida vegano busca comprometer-se com a redução da exploração animal, em primeira instância, mas também a preservação ambiental como um todo e a menor produção de lixo e poluentes.

Entende-se que o planeta tem recursos limitados que estão sendo rapidamente explorados para atender à vontade das pessoas, causando danos irreversíveis ao meio ambiente, como a poluição do ar e dos oceanos.

Qual a diferença entre produtos veganos e cruelty-free?

Uma dúvida comum quando se fala em produtos veganos é se quer dizer o mesmo que cruelty-free e, na verdade, não.

Um produto vegano não envolve exploração animal em nenhuma etapa produtiva, nem na matéria-prima, nem nos testes e nos processos de fabricação e distribuição.

Já um produto cruelty-free significa que não houve testes em animais do produto, como no caso de dermocosméticos.

Para que um produto seja vegano ele precisa, invariavelmente, ser cruelty-free, no entanto um produto cruelty-free, que não foi testado em animais, pode ter matéria-prima ou fornecedores que fazem exploração animal, não sendo vegano.

Os produtos veganos se encaixam nas mais variadas categorias, como alimentos, cosméticos, roupas, calçados, acessórios e até mesmo produções artísticas.

Entender como o veganismo pode impactar sua vida e suas escolhas é um caminho fundamental para escolhas mais conscientes, mesmo sem aderir a esse estilo de vida completamente.

consumo consciente veganismo