Mindfulness: a meditação para se manter no presente
junho 11, 2021

Mindfulness: a meditação para se manter no presente

por Equipe Linus
mindfulness

A palavra mindfulness ganhou destaque nos últimos anos e também muitos adeptos - aposto que você já viu alguma publicação ou vídeo sobre o assunto!

Diante de tantas distrações, preocupações e ansiedade (ainda mais no último ano), a ideia de viver em paz com seus pensamentos e de ter mais qualidade de vida tem atraído muitas pessoas. 

Mas, você sabe realmente o que é mindfulness e como fazer para introduzir essa prática na sua vida? Conhece os benefícios? 

Então continue lendo para saber tudo sobre mindfulness!

O que é a técnica mindfulness?

Mindfulness, ou atenção plena, como também é chamado, é um estado de presença em que a pessoa consegue perceber pensamentos, sensações e emoções no exato momento que elas ocorrem. 

A técnica de mindfulness nos torna mais conscientes e funcionais, evitando reagir de forma automática aos acontecimentos. 

Com esse estado de consciência, conseguimos influenciar positivamente a maneira como reagimos aos desafios diários, aprendendo a regular as emoções. 

O que significa a palavra mindfulness?

A palavra mindfulness é a junção de dois termos em inglês. Mind, que pode ser traduzido como mente e fullness, que significa plenitude. 

A tradução, em português, vem dessa junção: atenção plena, que corresponde a capacidade e necessidade de termos atenção ao que estão fazendo e sentindo no momento atual. 

Qual é a origem do mindfulness?

Existem algumas versões sobre as origens do mindfulness. A mais comum é relacionar a prática à meditação budista. Entretanto, o mindfulness também possui origem na psicologia contextual e da cognição social (langer). 

O primeiro programa de mindfulness com o conceito que conhecemos hoje, sem a conotação religiosa, foi desenvolvido por Jon Kabat-Zinn, nos Estados Unidos, na década de 80. 

Ele é fundador e diretor da Clínica de Redução de Estresse, no Centro Médico da Universidade de Massachussets, e apresentou o método como benéfico para qualquer pessoa que sofre de estresse. 

A prática já existe há milhares de anos, mas Jon Kabat-Zinn repaginou as técnicas de meditação budista e adaptou para o público ocidental. Depois dele, surgiram diversos programas de mindfulness por todo o mundo. 

O que não é mindfulness?

Uma confusão muito frequente é acreditar que meditação e mindfulness são a mesma coisa. 

Apesar de estarem relacionados, essa equivalência não existe. 

Para facilitar o entendimento, podemos comparar a meditação com o esporte. Da mesma maneira que, dentro da categoria esporte, existem diversas modalidades, como natação, corrida, vôlei, etc., na meditação também existem variações. 

Entre essas modalidades de meditação está o mindfulness.

Um mito relacionado ao mindfulness é sobre a necessidade de deixar a mente livre de pensamentos, mas a mente sempre produzirá pensamentos. O mindfulness apenas ajuda a torná-los conscientes. 

Mais um mito conhecido é acreditar que o mindfulness evita que a pessoa sinta as emoções. O que acontece é o contrário, no início. 

Como são retirados os mecanismos de defesa, as distrações, as emoções são sentidas com ainda mais intensidades. Com o tempo elas se regulam com a nossa consciência sobre elas.  

mindfulness

Para que serve a meditação mindfulness?

Pode parecer pouco importante, mas na maior parte do tempo as pessoas não estão conscientes do que estão vivendo no presente. Nós não damos atenção à nossa experiência no mundo. 

É muito comum fazermos atividades e, em vez de nos concentrarmos nelas, passarmos o tempo todo pensando em tarefas do futuro ou em problemas do passado.

Alguns autores chamam a forma como a maioria das pessoas vive de “modo fazer”, que é voltado à realização de metas. Dessa forma, a mente está sempre preocupada em analisar o passado e projetar o futuro. 

Ela divaga, de forma contínua, em um diálogo interno exaustivo, pulando entre o passado e o futuro, sem dar atenção ao presente.

A prática do mindfulness é justamente o exercício de se concentrar no agora, mantendo a consciência no momento atual. Além disso, é se acostumar a não julgar os acontecimentos ou sentimentos. Apenas aceitá-los e acolhê-los. 

Alguns autores chamam essa forma de “modo ser”, que envolve estar aberto às experiências, manter intenção às atividades e compreender que os pensamentos são eventos mentais, e não reais. 

O verdadeiro foco do “modo ser” é aceitar e permitir que experiências aconteçam, sem tentativas de mudá-las ou julgá-las, sem analisar se são boas ou más. Apenas senti-las e acolher esse sentimento. 

Diversas pesquisas já demonstraram que a meditação mindfulness ajuda a reduzir a rigidez cognitiva, ou seja, faz com que as pessoas consigam pensar em diferentes soluções para os problemas. 

Também já foi comprovada por meio de testes, que o mindfulness ajuda a reduzir sintomas de pacientes com transtorno bipolar, transtorno de hiperatividade e déficit de atenção. 

Benefícios do mindfulness

A prática do mindfulness nos ajuda a ver além das aparências, principalmente quando a análise é sobre nós mesmos. Ele nos auxilia a entender os motivos de fazermos as coisas de determinada maneira.

Alguns estudos sugerem também que a prática do mindfulness aumenta o sentimento de compaixão e também a capacidade de sentir empatia. Além disso, previne a depressão, a ansiedade e ajuda a lidar com o estresse diário.

Com a mente e os pensamentos conscientes, a memória melhora e o vigor físico e mental aumentam. 

Como fazer o mindfulness?

Uma das grandes vantagens do mindfulness é ser acessível a todas as pessoas, além de poder ser praticado em diversos momentos do dia. 

Com apenas alguns minutos por dia, já é possível colher os resultados e sentir um verdadeiro impacto na vida. 

Ao mesmo tempo em que pode parecer difícil, a prática é simples e, com a prática regular, é possível se manter nesse estado na maior parte do tempo, aumentando a qualidade de vida da pessoa. 

A prática do mindfulness nos ajuda a passar do “modo fazer” para o “modo ser” de maneira voluntária e consciente. 

sororidade

Como introduzir na rotina

A técnica da atenção plena consiste em concentrar toda a atenção na respiração. Essa prática permite que você observe seus pensamentos aparecendo, e quando isso acontecer, deixe-os ir, sem controlá-los. 

Com a consciência sobre os seus pensamentos, é possível agir sobre os negativos. 

Na hora de comer

Tenha calma ao se alimentar, perceba os cheios e as texturas, preste atenção na mastigação e tenha consciência de todo o trabalho do seu corpo durante a refeição.

No trabalho 

Mesmo sendo difícil, é importante desvincular os problemas da vida pessoal do momento do trabalho para manter a atenção no presente. Nesse ambiente, perceba a vibração das pessoas ao seu redor para ter respostas mais assertivas. E não se esqueça de fazer pausas para respirar durante o dia :)

Para dormir 

A insônia, normalmente, é o resultado dos pensamentos descontrolados. Ao deitar, repasse todo o seu dia, como em um filme. Em menos de 1 minuto você terá conseguido chegar ao momento presente. Respire profundamente e, ao soltar o ar, sinta seu corpo afundando na cama e desligando, músculo por músculo.  

Mindfulness para iniciantes: como começar?

Esse é um exercício simples de mindfulness - ótimo para começar!

1 - Sente-se com uma postura ereta em uma cadeira, repousando os pés no chão. Feche os olhos. 

2 - Concentre-se na sua respiração, percebendo a entrada e saída do ar. Inspire como se fosse cheirar uma flor e expire como ao assoprar uma vela. Não altere o ritmo, apenas perceba o ar entrando e saindo. 

3 - Ao surgirem pensamentos, preocupações, não julgue. Apenas deixe-os passar e volte sua atenção à respiração. Esse processo de perceber os pensamentos e deixá-los ir é fundamental para a prática da atenção plena. 

4 - Dependendo do seu estado mental, você pode se sentir em paz ou pode vir a tona sensações de raiva ou tédio. Apenas aceite o que você está sentindo.

5 - Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o ambiente a sua volta. 

mindfulness

Como você já viu, o mindfulness é um técnica que tem potencial para ajudar em diversos aspectos e oferece muito mais qualidade de vida aos praticantes. 

E qualquer pessoa pode aplicar esses ensinamentos na sua rotina e obter os primeiros benefícios em poucos dias, basta começar.  

E você, vai tentar praticar mindfulness na sua rotina?

bem estar Mindfulness yoga