Guia rápido para sobreviver às compras de fim de ano

Esqueça cozinhar a ceia, abrir a garrafa de champanhe ou conciliar datas para encontrar os amigos: planejar os gastos de final de ano talvez seja uma das tarefas mais difíceis dessa época. A combinação de ofertas sedutoras, com os amigos-secretos de diversos círculos sociais e a vontade de presentear todos os amigos e parentes nesse clima natalino pode ser perigosa.

Por isso, separamos algumas dicas práticas de como não sobrecarregar o seu bolso e evitar gastos desnecessários – que podem acabar virando uma grande armadilha dessa época do ano.

Faça uma lista!

Ou duas, ou três. Seja criterioso na hora de selecionar o nome dos presenteados e dos presentes que quer dar antes de sair às compras. Por mais que nessa época do ano dê vontade de comprar lembranças para todos os conhecidos, os gastos para concretizar essa vontade podem sair muito caros. Por isso, selecione bem amigos, parentes e colegas e escolha presentear quem está mais próximo do seu círculo e mais presente em seu dia-a-dia. Planejar os gastos com antecedência otimiza os gastos e evita compras de última hora.

Escolha bem os presentes

Pense muito bem na utilidade do presente antes de comprar. A pessoa presenteada só usa sapatos sem salto? Só veste peças pretas? Não para de falar de uma marca específica? Que tal levar em consideração o que a pessoa usa no dia-a-dia? Presentes úteis correm menos risco de ficarem parados ou serem rapidamente descartados. Nessa hora vale pedir ajuda ou ficar de olho para ser o mais certeiro possível.

Seja criativo!

Fazer você mesmo um presente ou comprar algo novo? Que tal presentear com um jantar ou mimo feito por você? Já pensou na possibilidade de um presente coletivo para englobar várias pessoas? Que tal procurar marcas menores e alternativas, que fabricam produtos bacanas e acessíveis? Você pode colocar suas habilidades manuais em prática, entregar lembranças criativas feitas com carinho e, ainda, economizar. Tutoriais no Youtube e no Pinterest podem te dar uma forcinha!

Tenha um dinheiro guardado para gastos não-planejados

A vida é uma caixinha de surpresas, não é mesmo? Então crie uma reserva de dinheiro para as festas de fim de ano! Gastos que podem surgir inesperadamente ao longo do mês e é sempre bom estar preparado. Foi convidado para uma festa e esqueceu de comprar a bebida? A roupa da virada do ano manchou dentro da máquina de lavar? Tenha uma reserva para possíveis consertos ou presentes de última hora e use com consciência.

As festas de final de ano deixam o ambiente propício para gastos exagerados e desnecessários! Por isso planeje-se para administrar bem suas finanças e evite excessos na hora de comprar. Quando você consome de forma consciente, o planeta e o seu bolso agradecem!

A gente usa cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada! Mas antes de ir, pegue seu código: NOCAMINHODOBEM