Cartão presente: a melhor escolha para deixar quem você gosta feliz!

0 comentários

cartão-presente

Dar presentes para algumas pessoas pode causar muita ansiedade, mas não deveria ser uma tarefa difícil. Afinal, a principal premissa é que devemos dar algo de boa vontade, com bons votos e boas intenções, sem querer algo em troca. Fazer alguém que você ama ou admira feliz já deveria ser motivo suficiente para você amar sair presenteando todo o mundo por aí.

A origem de presentear

O ato de presentear existe desde o início da civilização. Muitos acreditam que até mesmo antes disso. Alguns pesquisadores acreditam que os homens das cavernas davam rochas com formatos diferenciados e dentes de animais a outros para fortalecer conexões sociais e demonstrar algum tipo de afeto. Conforme fomos nos desenvolvendo em sociedades, os presentes foram se tornando mais planejados e elaborados.

Como eram os presentes na época pré-colonial

Por milhares de anos, as tribos nativas americanas praticavam uma cerimônia chamada Potlatch, em que presentes deveriam ser dados a familiares e amigos como forma de confirmar o status e a riqueza do doador. Quanto mais elaborado fosse o presente, mais poderoso era seu doador. Da mesma maneira, segundo uma tradição Iñupiat de povos nativos do Alasca, quando os caçadores retornavam de uma boa caça, eles deveriam dar a maior parte de suas capturas aos outros membros da tribo. Quanto mais satisfeitos os membros da tribo ficavam, mais bem vistos e respeitados eram os caçadores.

As ofertas de presentes na Grécia Antiga

Oferecer presentes para expressar emoções, construir relacionamentos, criar relações e ajudar a comunidade eram conceitos centrais na Grécia Antiga. As famílias deveriam receber viajantes, pois poderiam ser deuses disfarçados visitando suas casas. Por isso, a recepção desses visitantes deveriam ser bem feitas e incluíam presentes, refeições e acomodações para descansarem. Também era muito comum oferecer presentes aos deuses, em troca de uma boa passagem para outra vida ou para a proteção em batalhas.

Os presentes na época medieval

Nesta época, os presentes desempenhavam um grande papel nas interações sociais. Eles eram muito importantes para demonstrar fidelidade aos reis e à Igreja. Os dotes, por exemplo, eram um grande exemplo de presentes que eram oferecidos em troca de promover bons relacionamentos. O pai da noiva presenteava o noivo com terras, dinheiro, animais e metais preciosos, em troca do noivo prometer casar e cuidar de sua filha.

Por que nós damos presentes?

cartão-presente

Embora receber presentes nos deixe felizes e amados, também existe um grande sentimento de autogratificação em dar presentes. Receber um presente pode proporcionar um sentimento intenso de felicidade, mas ele é menos duradouro do que a experiência de dar um presente bacana para quem você ama. Isso porque dar um presente é uma autorrealização, pelo fato de se ter tido a capacidade de proporcionar a felicidade de outra pessoa. Presentes desempenham um papel social muito importante e podem seguir intenções muito diferentes. Dependendo da cultura em que estamos, em alguns momentos, dar presente pode soar como uma obrigação, como em datas específicas, como aniversário ou Natal. Em outros momentos, o fato de eles não serem esperados é a chave da real intenção de quem está dando. Veja alguns motivos pelos quais damos presentes:

Presenteamos para construir e estimular relacionamentos

Segundo o sociólogo francês Marcel Mauss, em seu livro “Ensaio Sobre a Dádiva”, não dar presentes ou rejeitá-los é um ato de negação aos laços ou relacionamentos. Isso quer dizer que muitas vezes damos presentes para constituir ou reforçar relacionamentos que gostaríamos de manter, como uma maneira de se conectar com as outras pessoas. Sendo assim, o ato de dar e receber é um reflexo do tipo de relacionamento, acordado simbolicamente, entre as pessoas. Por isso, alguns sociólogos acreditam que só damos presentes a quem temos a intenção de nos relacionar.

Damos presente como uma forma de demonstrar amor e devoção

Independente de qual tipo de laço exista, os presentes são usados como símbolos de amor e de devoção entre as pessoas. Essa relação simbólica ficou conhecida na sociologia como Teoria do Interacionismo simbólico, criada na Escola de Chicago, que argumenta que nós nos comunicamos o tempo inteiro por símbolos. Qual é o primeiro presente que vem à sua cabeça quando imaginamos uma pessoa dando um presente ao parceiro amoroso, com o único objetivo de demonstrar amor ou devoção? Com certeza, você pensou em flores. Isso porque as flores são símbolos de indiscutível beleza. Quem ousaria discutir que flores são belas? Quem ousaria discutir que um amor é verdadeiro?

Às vezes, damos presentes para receber algo em troca

Se concordamos que presentes são maneiras de construir e reafirmar relacionamentos, isso quer dizer que, ao darmos, estamos esperando que quem recebe, ao receber, constate a nossa intenção. Segundo o sociólogo Dimitri Mortelmans, dar presentes cria um saldo devedor e, portanto, para evitar sentimentos negativos como de injustiça ou falta de reciprocidade, presentes devem ser reembolsados criando um ciclo de doação: eu te presenteio, você me agradece de alguma maneira, eu te agradeço por me agradecer e por aí vai… Dimitri vai um pouco além e diz que a retribuição deve ser de mesmo valor (simbólico ou não) para não causar nenhum tipo de constrangimento.

Algumas vezes, damos presentes para ajudar os outros

Nem sempre presenteamos buscando algo em troca. Por exemplo, podemos dar presentes aos nossos animais de estimação ou a crianças que não podem, ou não saberiam exatamente como nos retribuir. Alguns podem pensar que essas retribuições poderiam vir de maneiras diferentes, mas, na maioria das vezes que damos esses tipos de presente, eles estão relacionados com o nosso sentimento altruísta, ou seja, com o único intuito de fazer bem ao outro. Isso pode incluir fazer doações de dinheiro, ajudar um amigo com uma mudança, entre tantos outros exemplos. Muitas teorias tentam explicar por que as pessoas praticam o altruísmo. Segundo um estudo publicado pela revista Neuron, o circuito de prazer que usa a dopamina do nosso cérebro é ativado quando praticamos o bem a outras pessoas. Ou seja, damos presentes, nesses casos, para nos sentir bem.

Para encontrar um companheiro/a

A maioria dos animais dão presentes como parte ou anúncio de rituais de acasalamento. E claro que nós humanos não faríamos diferente. Os nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, foram flagrados dando presentes, como comida, em troca de sexo e cuidados pessoais. Algumas pesquisas conduzidas por biólogos apontam que animais que, assim como os humanos, vivem relacionamentos monogâmicos, usam do artifício de presentear para atrair e reter seus parceiros. O estudo descobriu que os homens que eram mais generosos em seus presentes atraíam e conseguiam manter parcerias mais constantes a longo e médio prazo. Enquanto isso, mulheres dão presentes com mais frequência para familiares e amigos em troca de fortalecer suas redes sociais.

Algumas tradições de presentes curiosas ao redor do mundo

Nosso planeta é enorme, cheio de culturas e tradições diferentes. Algumas muito inusitadas e outras bem bizarras. Conheça algumas:

A etiqueta dos presentes chineses

Os chineses e seus números podem deixar os que não conhecem sua cultura muito confusos. Por exemplo, qualquer presente com número 4 é mau presságio, já que em chinês a palavra “quatro” soa semelhante à palavra “morte”. Escrever uma mensagem que vá com o presente em caneta vermelha também é considerado sinal de má sorte para quem recebe. De qualquer maneira, nunca escreva o nome de um chinês em tinta vermelha. Como parte de comemoração do ano novo chinês, é comum que envelopes vermelhos contendo dinheiro sejam dados por gerações mais velhas para gerações mais novas. Os valores ficam por conta de quem dá, mas números ímpares são associados a doações para funerais. Por isso, nessa ocasião, o valor deve ser par, principalmente o 6 e o 8, que são números de sorte. Depois de receber o envelope vermelho, as crianças colocam embaixo do travesseiro por sete noites como sinal de boa sorte.

Presentear com a mão certa na Índia

Como a mão esquerda é considerada impura na Índia, gestos como tocar, passar dinheiro ou dar presentes precisam ser feitos com a mão direita. Diferente da cultura chinesa, números ímpares são considerados de boa sorte. Então um número ímpar de objetos ou de um valor em dinheiro serão bem-vindos como presentes.

Crianças italianas são presenteadas duas vezes

Além da visita do Papai Noel em 25 de dezembro, as sortudas ou mimadas crianças da Itália, no dia 6 de janeiro, que é feriado por lá, colocam suas meias na janela ou na lareira e esperam uma bruxa recheá-las de guloseimas. Isso se forem boas crianças, pois as que aprontaram muito durante o ano podem receber pedaços de carvão.

Nunca recuse um presente no Zimbábue

No Zimbábue, não é incomum que um presente seja solicitado diretamente. Quando um presente foi comprado para você, mesmo sem você pedir, o pior que você pode fazer é recusar, não importa o quanto a pessoa que comprou o presente seja pobre ou passe por dificuldades. Recusar presentes é considerado uma ofensa muito grande.

A cultura de dar presentes no Japão

O ato de dar presentes é muito importante dentro da cultura japonesa. Diferentes tipos de presentes são esperados em diversos tipos de ocasiões, e o embrulho às vezes é mais importante do que o presente em si. Ele deve ser muito bem feito e caprichado. Assim como na China, presentes em conjuntos de 4 devem ser evitados, pois a palavra quatro em japonês também lembra a palavra morte. Na hora de entregar o presente, tanto quem dá como quem recebe precisa fazer com as duas mãos.

Omiyage e Temiyage

Omiyage são as lembranças de viagens que você traz para presentear alguém, e normalmente são relacionadas com o lugar que você visitou. Enquanto Temiyage são presentes que você leva quando visita alguém, que podem ser objetos, frutas, doces, comidas, etc. Quando visitantes estrangeiros encontram-se com amigos ou alguma família anfitriã no Japão, não é obrigatório que levem presentes, mas é um gesto simpático e muito bem visto. Os itens recomendados são os que estão relacionados com a sua cultura e país de origem. Eles não precisam ser caros, mas precisam ser bem planejados e muito bem embalados.

Ochugen e Oseibo

Duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro, é comum a troca de presentes entre colegas de trabalho, amigos e parentes. Os presentes são chamados de Ochugen, quando dados em junho, e Oseibo, em dezembro. Eles podem ser comida, bebidas, utensílios domésticos ou algo semelhante. Coincidentemente ou não, nesses meses os funcionários das empresas recebem também bonificações.

E, no Brasil, quais datas podemos para dar presentes?

Não precisa de motivo ou data para dar presente, qualquer hora é hora de fazer quem a gente gosta feliz. Mas se você é do tipo que adora dar presentes e surpreender quem ama, saiba que, além das datas que todo o mundo fica esperando presentes, existem muitas outras. Tem coisa mais gostosa do que receber um presente especial, quando você não tem a menor ideia que vai recebê-lo? Veja algumas datas que talvez você não conheça e já planeje seus presentes:

cartão-presente

cartão-presente

Dicas para arrasar na escolha de um presente

Algumas pessoas se sentem muito inseguras na hora de comprar presentes. Às vezes, encontrar o presente ideal parece impossível, ainda mais quando quem vai receber tem gosto muito diferente do seu ou não comunica muito bem o que gosta. Um estudo feito na Universidade da Califórnia examinou as diferentes motivações e simbolismos por trás dos presentes e dividiu em 4 categorias diferentes:

  • Presentes que são simbólicos para quem recebe e para quem dá;
  • Presentes que simbolizam o reconhecimento de quem dá por quem recebe;
  • Presentes que simbolizam ocasiões especiais;
  • Presentes que são expressivos e contêm uma variedade de significados relevantes.

No estudo, ficou identificado que os presentes favoritos normalmente ficam na segunda categoria, incluindo aqueles que quem recebe quer, mas jamais compraria para si mesmo. Enquanto os presentes menos populares são aqueles que são muitos simbólicos para quem dá e pouco para quem recebe. Isso tudo quer dizer que nem sempre o que parece bonito, interessante ou que tem algum significado para você vai ser bacana para quem está recebendo. A melhor maneira é sondar o que o futuro dono do presente gosta. Ficar atento sobre os comentários que as pessoas fazem ao longo tempo e criar uma lista de possibilidades de presentes, bem antes das datas comemorativas, pode ajudar. Crie uma lista no celular para as pessoas que você normalmente presenteia e vá preenchendo conforme novas ideias forem surgindo. Quando chegar a hora de comprar o presente, é só revisar a lista.

Cartão presente: o que é e como funciona

cartão-presente

Hoje em dia, quase todas as marcas oferecem opções de cartão presente aos seus consumidores. Existem dois tipos: os físicos, que você coloca crédito em cartão, e os digitais, que funcionam como os físicos, mas tudo é feito eletronicamente. O cartão presente é uma forma de pagamento em adiantado que pode ser usado para fazer compras em lojas específicas, restaurantes e outros locais, dependendo de onde o cartão é. Quem compra carrega o valor que quer ou o valor estabelecido pelas marcas que vendem. Quem recebe o cartão vai poder comprar tudo aquilo que o valor pré-carregado permitir, na quantidade, cores, modelos e tamanhos que quiser. Sabe quando você sabe o que vai comprar mas não sabe o tamanho certo ou a cor que a pessoa vai gostar? Ou sabe que a pessoa gosta de ler, mas não sabe que livro presentear? O cartão presente resolve todos esses problemas.

3 razões para você dar um cartão presente

Um cartão presente é uma ótima opção por muitas razões, principalmente se você sabe que quer agradar, mas não tem muita certeza como. Veja 3 razões para você não perder noites de sono com medo de errar no presente.

1. Você consegue se manter dentro do orçamento

Quando você tem um valor específico para gastar e não pode fugir dele, o cartão presente pode ser a melhor solução. Você não precisa gastar um pouco mais em algo que para você seria perfeito, mas passaria do limite que você tem disponível para gastar. Algumas lojas deixam você carregar com a quantia que quiser e outras vendem cartões com valores específicos. De qualquer maneira, o valor é fechado e assim é muito mais fácil de manter as contas em dias. E, se quem receber o cartão quiser gastar um pouco mais, pode simplesmente completar o valor.

2. Flexibilidade

Quem recebe tem a flexibilidade de escolher o que mais gosta e no tamanho certo. Isso tira a ansiedade que dá ter que adivinhar o gosto e o presente certo para alguém. Quem não gosta da liberdade de escolher o próprio presente? É a melhor maneira de ter certeza que não vai errar.

3. É tão fácil de dar quanto é de receber

Se você comprar um cartão presente digital, ele já vai direto para o e-mail do presenteado, sem dar trabalho nenhum. Se for um cartão presente físico, você só vai precisar de um envelope ou de outro cartão com alguma mensagem bonita.

O que escrever no cartão presente? Ideias para ajudar

Isso vai depender do tamanho que você tem disponível para escrever e de quanta intimidade você tem com quem está recebendo o presente. Lembre-se sempre de que menos é mais e a pessoa já vai estar feliz de estar sendo presenteada. Por isso, não se cobre muito. Se você não tem muita intimidade com o futuro dono do presente ou é um relacionamento mais formal ou de trabalho, seja direto, deseje exatamente o que a data pede: Feliz Aniversário, Feliz Natal, etc. Para aqueles com quem você tem um pouco mais de intimidade, é muito legal fazer algumas conexões e trazer palavras mais carinhosas. Se você é um chefe que quer dizer "Bom trabalho", diga isso. Diga: “Agradeço por ter trabalhado arduamente para atingir nossos objetivos”. Se você sente falta de um namorado ou de um amigo, diga isso: “Eu realmente adoraria estar com você hoje. Espero que este presente me conecte em pensamento com você.” Se você é uma mãe e quer parabenizar seu filho pelo TCC entregue, é fácil. Basta dizer: "Mamãe está tão orgulhosa de você!" É muito mais simples quando você deixa que seja simples.

Presentes com significados

Uma boa maneira para escolher o presente perfeito é tentar descobrir quais são as motivações das pessoas que pretendemos presentear. Hoje isso é um pouco mais fácil, pois normalmente as pessoas deixam públicas as suas opiniões e posicionamentos na internet. Pense em qual é a principal causa que o presenteado defende, e com certeza qualquer presente relacionado a ela vai ser bem aceito.

Presentes para feministas

Tudo o que uma feminista quer é gritar para o mundo que ela não está aqui a passeio, que sabe muito bem dos seus direitos e do respeito que merece. Já ouviu falar na Minka Camisetas? É uma marca que nasceu para empoderar mulheres! Feita por mulheres, para mulheres que querem expressar as lutas diárias e inspirar outras mulheres a lutar. Não tem como uma feminista achar ruim um presente desse.

Presente para pessoas preocupadas com o planeta

Hoje, cada vez mais as pessoas estão percebendo que não tem mais como consumir da maneira que fazíamos antes. Se seu presenteado é do tipo antenado que luta pelas causas ambientais, que usa sacola reciclável e milita para diminuir a pegada de carbono, um presente sustentável é tudo o que ele precisa para sentir que a luta está adiantando alguma coisa! Conhece as Sandálias da Linus? Elas são veganas, 100% recicláveis, livres de metais pesados e feitas com PVC ecológico. A marca tem a intenção de levar para as pessoas o senso de responsabilidade em relação ao que elas consomem. Mas, para que o consumo sustentável seja também confortável, elas têm palmilhas anatômicas que se adaptam aos pés.

Cartão Presente: Vale Linus

E se você quer presentear com responsabilidade e sustentabilidade, mas não sabe qual é a cor que a pessoa gosta e o tamanho que ela usa? Então, dê um Vale Linus. Uma ótima opção para trazer mais gente para o caminho do bem. São vales que podem ser trocados por um, dois, três ou quatro pares de sandálias Linus, para que a pessoa que você quer presentear possa escolher a opção que ela mais gosta e se lembrar de você sempre.

Presente para pessoas que são apaixonadas por animais

Donos de pet adoram deixar público seu amor. E se o seu presenteado tira você do sofá para dar lugar para o filho de estimação, então não existe presente mais certeiro do que algo que demonstre todo esse amor. O site Pot Pet tem tudo o que pais de pet precisam para deixar claro para o mundo que ninguém é mais importante do que seus filhos. A loja foi idealizada por duas sócias, uma artista plástica e uma publicitária, ambas apaixonadas por pets, por arte e por design. Além de tudo isso, a produção é sustentável, 100% local e produzida sob demanda.

Presentes para LGBTQIA+ andar cheio de orgulho por aí

Sair do armário e enfrentar uma sociedade heteronormativa e cheia de preconceitos é difícil, e por isso muitos LGBTQIA+ querem andar por aí exibindo o orgulho de ser livre para ser o que são. Neste caso, não tem como errar no presente. A Logay é uma loja dedicada à comunidade LGBTQIA+ e nasceu do sonho de inclusão, igualdade e respeito às diferenças. Nela, você encontra produtos multimarcas de vestuário, cuidados pessoais, acessórios e a PRIDE, uma linha própria que tem produtos exclusivos criados e elaborados para exaltar o orgulho LGBTQIA+.

cartão-presente

Agora, que você já viu como presentear é importante e sabe que pode fazer tudo isso também com cartão presente, que tal começar a fazer a lista de pessoas que merecem ser lembradas?

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Nós utilizamos cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada!
Esse é nosso cupom de 5% de desconto: NOCAMINHODOBEM