Carnaval pra quem não gosta de Carnaval

0 comentários
Uma história de terror feita especialmente para os tempos atuais: você abre o seu feed do Instagram e a primeira foto é a de todos os seus amigos cobertos em purpurina, segurando uma lata de cerveja e totalmente sorridentes. Se você olhar o suficiente dá até para ouvir o hit carnavalesco do momento tocando ao fundo. Você se sente angustiado porque pensa que está perdendo a próxima piada interna ou o acontecimento que vai render histórias para os amigos secretos dos próximos anos. O único problema: você não gosta de Carnaval e não quer estar ali - mas o sentimento de estar perdendo algo persiste.

Essa sensação tem nome, sobrenome e até é objeto de pesquisa: o FOMO, ou “fear of missing out” - em bom português “medo de estar perdendo algo” - é o sentimento de preocupação constante de não estar vivendo algo que os outros estão. O termo ganhou forma por meio dos trabalhos do inglês Andrew Przybylski, pesquisador da Universidade de Oxford, e ganhou popularidade nos últimos anos, à medida que o acesso às redes sociais ficou mais constante.

Em momentos de grandes festividades como o Carnaval, que contam com uma movimentação de pessoas próximas, a possibilidade de gerar memórias e deixar tudo registrado e divulgado em redes sociais pode deixar essa sensação ainda mais latente - podendo ainda desencadear sintomas ainda mais graves, como angústia e ansiedade.

Por isso, estar tranquilo e seguro com as suas escolhas é necessário: você realmente está afim de viver aquilo ou está indo apenas porque não quer perder o que todo mundo parece estar fazendo? E se pudesse só passar os dias do feriado aproveitando como realmente tivesse vontade? Séries e pipoca soam melhor? Prefere mesclar a folia com um dia para cuidar de si? Seja como for, o importante é entender que os momentos só são bem aproveitados quando você está fazendo algo que te deixa à vontade e feliz - seja isso caindo na festa ou explorando todas as outras possibilidades de descanso.

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
A gente usa cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada! Mas antes de ir, pegue seu código: NOCAMINHODOBEM