camisa-de-linho
janeiro 28, 2022

Camisa de linho: crie looks incríveis com o tecido que não sai de moda!

por Equipe Linus

camisa-de-linho

Se tem um tecido que sempre está na moda é o linho. Por isso, com certeza, ter uma camisa de linho (ou várias) é fundamental para você ter soluções para qualquer ocasião, do dia a dia do trabalho à festa à noite, do evento social à praia.

Dê uma olhada no seu guarda-roupa. Tem aí uma camisa de linho? Se não tem, venha com a gente saber todos os motivos pelos quais você deve ter. E, se já tem, venha ver como você pode usá-la em todas as ocasiões.

Mas, antes, vamos começar pela história!

A história do linho, o tecido mais antigo do mundo!

O linho é o tecido vegetal mais antigo da história da humanidade. Ele é produzido a partir das hastes da planta de linho, que é uma herbácea que pode chegar a um metro de altura. Ele é um tecido amplamente utilizado e muito importante, e nos acompanha antes mesmo do algodão e outras fibras.

Ele é tão antigo que esteve presente entre os egípcios e há até mesmo citação dele na Bíblia, no tempo de Moisés. Também faz parte das tradições hebraicas nas vestes dos sacerdotes e acredita-se que era de linho a túnica de Cristo.

camisa-de-linho

O linho está presente há muito tempo. Na Grécia antiga e na região onde hoje é Portugal, há evidências da sua utilização há cerca de 4000 anos.

Hoje em dia, a produção do linho está quase exclusivamente na Europa, com diversas qualidades, com destaque para a Bélgica e a Holanda. Também há muita produção em Portugal, na Romênia, na França, na Polônia e na República Tcheca.

Uma curiosidade importante sobre a planta é que a linhaça, semente muito utilizada nas dietas saudáveis, nada mais é do que a semente de linho.

Quais as características do tecido de linho?

O tecido de linho tem como principais características a sua durabilidade, a maciez e o seu ar sofisticado.

Em geral, ele é usado em inúmeras peças de mesa, como guardanapos e toalhas de hotéis, casas e festas, sempre com muito bom gosto.

Ele também pode ser usado puro ou misto, na produção de lençóis e fronhas para travesseiros, além de lindíssimas cortinas.

Além de tudo, como você já deve saber, ele é matéria-prima chave na indústria da moda, que, mesmo com inúmeras outras possibilidades de tecido, o mantém entre os principais.

Linho é sustentável?

Se você se preocupa com a questão da sustentabilidade, o linho é um tecido que pode deixar você tranquilo. Afinal, por ser resultado de uma fibra natural, ele é decomposto facilmente e pode ser considerado um tecido sustentável.

Portanto, além de toda a beleza, requinte e sofisticação, você pode usar linho porque, além de ser um tecido leve, também não vai pesar na sua consciência, nem na natureza.

Linho natural x Linho misto: Entenda a diferença!

O linho natural, por ser 100% de fibras de linho, é mais caro. Mas é claro que também há outras opções, que podem torná-lo mais acessível. É o caso do linho misto, que pode ser resultado da mistura com algodão, que também é natural, ou com um tecido sintético, como o poliéster.

Além de mais baratos, os linhos mistos também têm melhor caimento para certas peças. Porém, você deve escolher a partir do seu bolso, do tipo de peça que busca e da praticidade que combina com seu estilo de vida também. O linho misto com algodão, por exemplo, pode ser passado mais facilmente e você continuará usando uma peça de fibras naturais.

Camisa de linho ou algodão: qual a melhor?

É claro que você pode fazer a escolha que quiser, mas tem algumas coisas que a gente pode pontuar pra te ajudar a escolher. A camisa de algodão, mais prática e mais barata, pode ser uma ótima escolha, pois não amassa tanto e tem, em geral, mais opções de cores.

A camisa de linho, por sua vez, tem muito mais estilo e até mesmo o fato de ficar mais amassadinha pode fazer parte desse diferencial.

E também é possível juntar as duas fibras na mesma camisa, ou seja, a camisa de linho com algodão. Aí você vai ter o melhor dos dois tecidos.

Conheça as vantagens das roupas de linho

A gente já falou da qualidade e da sofisticação do linho, e também de outras vantagens, como o fato de sempre estar na moda. Além disso, em geral, as roupas de linho podem ser combinadas de diversas maneiras.

camisa-de-linho

Há sempre inúmeras opções interessantes de roupas de linho e looks que você pode reproduzir e se inspirar. Vamos falar sobre isso?

O que combina com camisa de linho?

Responder a essa pergunta tem a ver com você e o seu estilo, e também com o seu guarda-roupa. Afinal, se você tiver, por exemplo, uma camisa de linho branca ou de cor clara, uma boa parte das outras peças vai combinar com ela.

Ela pode ser usada tanto sozinha, quanto com paletó ou blazer. Além disso, pode também ser utilizada sobre uma camiseta de algodão escura, que fica ótima.

Camisa de linho com bermuda

Uma das opções mais interessantes, principalmente para eventos no verão, é a utilização da camisa de linho com bermuda. Ela pode ficar solta sobre a bermuda e ter as mangas dobradas, para dar ainda mais conforto e estilo.

Calça e camisa de linho

Camisa de linho com calça também é outra combinação que não tem erro. Afinal, tanto “por fora” quanto “por dentro”, isto é, com o cinto aparecendo, você com certeza vai fazer sucesso. Tudo depende do estilo que o evento exige.

Camisa de linho: a peça que não pode faltar no seu guarda-roupa!

Por todos esses motivos, você não pode deixar de ter pelo menos uma camisa de linho no seu guarda-roupa. E, para não errar, é fundamental escolher bem a camisa, afinal, se ela for bem cuidada, pode fazer parte da sua vida por muito tempo.

Se você é uma pessoa que se preocupa com o impacto da moda do mundo e não gosta de ter muitas peças de roupa, então uma camisa de linho deve fazer parte com certeza do seu armário-cápsula. Quer saber mais sobre este tema? Dê uma lida neste artigo.

Camisa de linho é chic!

De qualquer forma, camisa de linho é sempre um destaque. Por isso, saiba que não tem como usar uma e não se destacar. Porque, desde há muito tempo, usar camisa de linho é muito chic.

Pergunte para os seus avós, os seus pais e mesmo para quem trabalha com moda. Você vai ver que muita gente valoriza o estilo deste tecido.

Ideias de como usar camisa de linho feminina

Para as mulheres, ainda há mais possibilidades com a camisa de linho. Você pode usá-la tanto da forma tradicional, por dentro ou por fora da calça, como trabalhar com nós para fechá-la sobre camisetas mais justas.

Também pode ser usada com saias, bermudas e shorts, ou ainda combinando com vestidos de diversos tecidos e cores.

Looks com camisa de linho masculina

Para os homens, as camisas de linho, como dissemos, podem compor desde um estilo mais tranquilo, com bermuda na praia, até mesmo como complemento de um terno em eventos formais.

Pense também que a camisa de linho pode ser uma parceira de sapatos, desde os mais clássicos até os descolados, inclusive sandálias.

Uma coisa é certa. Você deve aproveitar tudo o que essa peça pode oferecer.

Camisa de linho: Praia com estilo!

E, já que citamos, a praia é um lugar especial para curtir com uma camisa de linho. Afinal, ela pode servir tanto para usar durante o dia quanto à noite.

Ela é tendência em vários lugares do mundo e tem tudo a ver com o espírito do verão. Opte pelas brancas e de cores mais claras para fazer um bom contraste com o bronzeado.

Onde comprar camisa de linho?

Existem várias opções de lojas que têm camisas de linho natural, puro ou misto, para que você possa escolher de acordo com o seu estilo.

Uma maneira de se manter ligada às questões ambientais é comprar camisas vintage em brechós, que em geral têm ótima qualidade e preço. Se você quiser saber mais sobre a moda vintage, dê uma lida neste artigo que escrevemos.

Linus, a camisa de linho para qualquer ocasião!

E, se você quer uma dica ainda mais exclusiva, que tal conhecer a Camisa Linho da Linus?

Sim, porque, além das sandálias, agora a Linus também tem camisa de linho!

camisa-de-linho

Ela é feita 100% de fibras naturais e tem modelagem mais larga, para ser uma peça confortável, durável e fresca, que pode ser usada de várias formas diferentes, de camisa social a saída de praia.

Que tal dar uma olhada e pedir a sua clicando aqui?

Camisa de linho: Os cuidados essenciais para não estragar a sua peça!

Se você já tem ou está pensando em comprar uma camisa de linho, saiba que é preciso ter alguns cuidados para ela durar bastante e você poder aproveitar bem toda a sua versatilidade. Alguns cuidados são fundamentais para que ela mantenha as tramas dos fios, não se rasgue facilmente e continue com a cor original.

Como lavar

Primeiramente, observe a etiqueta. Lá, tem muitas informações importantes especificamente sobre a sua peça . Mas algumas regras são básicas:

  • Separe por cores (brancas, pretas e cores variadas);
  • Use temperaturas baixas, até 30 graus, para que as fibras mantenham a forma e a peça não encolha mais do que deveria (cerca de 5% na primeira lavagem);
  • Se o linho for escuro, lave no lado do avesso;
  • Evite a centrifugação longa;
  • Se possível, lave a mão ou em um programa da máquina para tecidos delicados.

    Como secar peça com tecido de linho

    Assim como você deve evitar água quente no processo de lavagem, evite também as secadoras. Coloque em um cabide e deixe secar naturalmente na sombra.

    Pode passar?

    Sim, pode passar! Mas, nesta fase, você também deve tomar cuidado.

    Passe no avesso, com o ferro a vapor na programação correta. Se não tiver um ferro a vapor, passe com a peça ainda úmida.

    Mas, se você quiser optar pelo melhor do look com linho, nem precisa passar, afinal o amassadinho também tem seu charme.

    Para completar seu look: Sandália Linus e camisa de linho

    Então, se você quer deixar o seu look ainda mais impecável, que tal juntar a camisa de linho com a Sandália Linus?

    camisa-de-linho

    Porque, como você já sabe, mostrar atitude ambientalmente responsável e sustentável tem muito a ver com o que você veste. E, com as Sandálias da Linus, você tem todo o conforto para seus pés em qualquer ocasião e a certeza de que a produção se preocupou com cada detalhe social e ambiental do processo.

    Escolha os seus modelos das Sandálias da Linus e aproveite para pedir também a sua Camisa Linho aqui.

    E que tal mostrar para a gente como você ficou? É só marcar as imagens do seu look com o nosso Instagram: @use.linus.

    camisa de linho compras consumo consciente moda sustentável